O Serviço Social como projeto sociopedagógico de formação: racionalização padronizada ou manejo reflexivo do caso e do campo de trabalho
Resumen
A dúvida expressa por profissionais de que o conhecimento acadêmico não contribui substancialmente ao saber-fazer na área do Serviço Social, junto ao histórico conflito de conceitos entre Serviço Social, Trabalho Social e Pedagogia Social leva a reforçar os elementos pedagógicos que desde sempre vêm acompanhando os objetivos neste campo. Para que os destinatários em situação de risco conseguissem tornarem-se os agentes de sua própria vida seria necessário entender o Serviço Social - devido sua tarefa de reintegrar os indivíduos nas suas redes sociais - como projeto de formação, capaz de enfocar os casos particulares, sua reconstrução biográfica e o desenvolvimento dos devidos instrumentos metodológicos.Palavras-chave – Serviço Social. Pedagogia Social. Projeto de formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.