Agnes Heller: cotidiano e individualidade – uma experiência em sala de aula - Agnes Heller: daily life and individuality - an experience in the classroom

Autores

  • Renato Tadeu Veroneze UNIFEG

Palavras-chave:

Formação profissional, indivíduo social, ontologia social

Resumo

O objetivo central deste artigo é refletir sobre a contribuição do pensamento de Agnes Heller, compreendido entre os anos de 1956 a 1978, no âmbito da formação e da práxis profissional do/a assistente social. Através de experiências empíricas no universo da sala de aula, buscamos construir um referencial didático/pedagógico para a tomada de consciência ética e política dos discentes, alunos e alunas em Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Tadeu Veroneze, UNIFEG

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG - (2007), Pós-Graduado em Educação, Metodologia e Didática do Ensino Superior - UNIFEG - (2009), Pós-Graduando (Latu-Sensu) em Filosofia Contemporânea, pela PUC-MINAS, Poços de Caldas/MG (2011) e Mestrado em Serviço Social, PUC/SP (2013), atuando como docente pesquisador nas seguintes áreas: mundo do trabalho, ontologia e estética, ética, formação ético-profissional, politicas sociais, família, questão de gênero e sexualidade. Participou de diversos congressos e encontros sobre formação profissional. Realiza palestras sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, política social, questão de gênero, sexualidade e formação profissional. Atuou como coordenador e facilitador do Curso de Capacitação para Profissionais da Assistência Social, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais - SEDESE - de 2008 a 2010. Tem formação artística e musical. Atua como Docente do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, no curso de Serviço Social, desde 2008, nas disciplinas de: Ética, Movimentos Sociais e Realidade Regional e Política Social. foi Coordenador das Atividades Complementares do Curso de Serviço Social do UNIFEG. Monitor do curso "Ética em Movimento", pelo Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/MG - 6ª Região. Tem experiência na área sócio-jurídica e formação profissional.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Veroneze, R. T. (2013). Agnes Heller: cotidiano e individualidade – uma experiência em sala de aula - Agnes Heller: daily life and individuality - an experience in the classroom. Textos & Contextos (Porto Alegre), 12(1), 162–172. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/14217

Edição

Seção

Serviço Social, Ensino e Trabalho Profissional