Presença de Olhares Filmados
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.20141Palavras-chave:
cinema, olhar, presençaResumo
Partindo da observação dos últimos instantes do filme Cães Errantes (Jiao You, Tsai Ming-Liang, 2013), busca-se construir uma reflexão em torno do corpo como lugar das imagens, e da potência do olhar filmado na identificação com o corpo apresentado. Para isso nos utilizaremos principalmente do estudo de Hans Belting, em sua obra Antropologia da imagem, e do conceito de presença, do teórico Hans Ulrich Gumbrecht.
Referências
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DEBRAY, Régis. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
GUMBRECHT, Hans Ulricht. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC, 2010.
BELTING, Hans. Antropología de la Imagen. Madrid: Katz, 2010.
Obra Audiovisual
BIDOU, Jacques; DUMOULIN, Marianne; TSAI, Ming-liang. Cães Errantes. [Filme-vídeo]. Produção de Jacques Bidou e Marianne Dumoulin, direção de Tsai Ming-liang. Taiwan/França, 2013. 138 min. Cor. Som.
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