Presença de Olhares Filmados

Autores/as

  • Germano Teixeira de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.20141

Palabras clave:

cinema, olhar, presença

Resumen

Partindo da observação dos últimos instantes do filme Cães Errantes (Jiao You, Tsai Ming-Liang, 2013), busca-se construir uma reflexão em torno do corpo como lugar das imagens, e da potência do olhar filmado na identificação com o corpo apresentado. Para isso nos utilizaremos principalmente do estudo de Hans Belting, em sua obra Antropologia da imagem, e do conceito de presença, do teórico Hans Ulrich Gumbrecht.

Biografía del autor/a

Germano Teixeira de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando na área de Comunicação, na PUCRS, dentro da linha de pesquisa Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação.

Citas

CATALÀ DOMENÈCH, Josep M. A Forma do real: introdução aos estudos visuais. São Paulo: Summus, 2011.

DEBRAY, Régis. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.

GUMBRECHT, Hans Ulricht. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC, 2010.

BELTING, Hans. Antropología de la Imagen. Madrid: Katz, 2010.

Obra Audiovisual

BIDOU, Jacques; DUMOULIN, Marianne; TSAI, Ming-liang. Cães Errantes. [Filme-vídeo]. Produção de Jacques Bidou e Marianne Dumoulin, direção de Tsai Ming-liang. Taiwan/França, 2013. 138 min. Cor. Som.

Publicado

2015-11-10

Número

Sección

Artículos