A Influência de O Poderoso Chefão na Narrativa de Família Soprano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.19769Palavras-chave:
cinema, narrativa, seriado, imaginárioResumo
O poderoso chefão (The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972) é considerado um paradigma entre os filmes de máfia. Entre os seriados de tevê, Família Soprano (The Sopranos, David Chase, 1999-2007) surge como principal representante do gênero. De acordo com autores como Messenger (2002), Santopietro (2012) e Martin (2014), a presença da família Corleone, que protagonizou a trilogia mafiosa de Coppola, é marca constante durante as oito temporadas de Família Soprano. Essa presença, no entanto, não se dá apenas de forma explícita. Há muitas mensagens subliminares, cenas em que a imagem fala mais do que as palavras, diálogos que remetem à narrativa cinematográfica que, às vezes, nem mesmo os observadores mais atentos são capazes de identificar. O objetivo deste estudo é analisar essas duas grandes produções, que entraram para a história em mídias e momentos históricos diferentes, e verificar de que forma o comportamento da família Corleone entra no lar e na rotina da gangue de Tony Soprano.
Referências
BERNARD, Beck. The myth that would not die: The Sopranos, mafia movies and italians in America. Multicultural perspectives. London: Princeton University, 2009, 5 p.
BISKIND, Peter. Seeing is Believing. Nova Iorque: Pantheon, 1983. 371 p.
______. Como a geração sexo-drogas-e-rock’n’roll salvou Hollywood. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009. 504 p.
CARROL, Noel. Simpatia pelo diabo. In IRWIN, William (org). A família Soprano e a filosofia. São Paulo: Madras, 2004.
FILHO, Honório; MAGALHÃES FILHO, José Soares de. Uma análise da estrutura narrativa do seriado Família Soprano. Ouro Preto: XVII Intercom, 2012, 10 p.
GERBASE, Carlos. Narrativas tecnológicas: cinema, tv e vídeo na era digital: Disciplina do Mestrado em Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, ago. a dez. de 2014. Notas de aula.
JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995. 262 p.
KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001, 452 p.
MARTIN, Brett. Homens difíceis – os bastidores do processo criativo de Breaking bad, Família Soprano, Mad man e outras séries revolucionárias. São Paulo: Aleph, 2014.
MESSENGER, Chris. The godfather and american culture - How the Corleones became "our gang". Albany: State University of New York, 2002, 327 p.
PATERSON, Richard. Drama and entertainment. In SMITH, Anthony (org). Television: an international history. Oxford: Magdalen College, 1998, 312 p.
PUZO, Mario. Omertà.Rio de Janeiro: Record, 2001, 363 p.
____________. O poderoso chefão. Rio de Janeiro: Record, 2002, 444 p.
____________. O siciliano. Rio de Janeiro: Editora Rio Gráfica, 1984, 384 p.
____________. O último chefão. Rio de Janeiro: Record, 2004, 542 p.
RENGA, Dana. Mafia movies – a reader. Toronto: University of Toronto Press, 2011, 400 p.
SANTOPIETRO, Tom. The godfather effect – Changing Hollywood, America and me. New York: St. Martin’s Press, 2012, 311 p.
ZATTI, Angela Helena. Caracterização do personagem-vilão em produções audiovisuais: estudo do paradoxo do vilão aprovado. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, revista Temática, ano VI, nº 8, 2010, 11 p.
Referências audiovisuais
BERGERON, Eric; JENSON, Vicky; LETTERMAN, Rob. O espanta tubarões (Shark tale). [Filme-vídeo]. Produção de Bill Damaschke, Janet Healy e Allison Lyon Segan, direção de Eric Bergeron, Vicky Jenson e Rob Letterman. Estados Unidos, 2004, 90min. color. son.
CHASE, David. Família Soprano (The Sopranos). [Seriado-vídeo]. Produção e direção de David Chase (HBO). Estados Unidos, 1999 - 2007. 86 episódios, 6 temporadas. color. son.
COFFIN, Pierre; RENAUD, Chris. Meu malvado favorito (Despicable me). [Filme-vídeo]. Produção de Chris Meledandri, John Cohen e Janet Healy, direção de Pierre Coffin e Chris Renaud. Estados Unidos, 2010, 95min, color. son.
COPPOLA, Francis Ford. O poderoso chefão (The godfather). [Filme-vídeo]. Produção e direção de Francis Ford Coppola. Estados Unidos, 1972. 175 min. color. son.
____________. O poderoso chefão II (The godfather – Part II). [Filme-vídeo]. Produção e direção de Francis Ford Coppola. Estados Unidos, 1974. 200 min. color. son.
____________. O poderoso chefão III (The godfather –Part III). [Filme-vídeo]. Produção e direção de Francis Ford Coppola. Estados Unidos, 1990. 170 min. color. son.
DESILU Productions. Os intocáveis (The Untouchables). [Seriado-vídeo]. Produção ABC. Estados Unidos, 1959 - 1963. 118 episódios, 4 temporadas. pb.
GROENING, Matt. Os Simpsons (The Simpsons). [Série animada–vídeo]. Produção Fox Broadcasting Company, direção de Matt Groening. Estados Unidos, 1989, 26 temporadas, 554 episódios. color. son.
HAWKS, Howard. Scarface – A vergonha de uma nação (Scarface). [Filme-vídeo]. Produção de Howard Hawks, direção de Howard Hawks e Richard Rosson. Estados Unidos, 1932, 93min, pb.
LEROY, Mervyn. Alma no lodo (Little caesar). [Filme-vídeo]. Produção de Hal B. Wallis e Darryl F. Zanuck, direção de Mervyn LeRoy. Estados Unidos, 1931. 79 min. p.b. son.
LORRE, Chuck; ARONSOHN, Lee. Dois homens e meio (Two and a half men). [Seriado-vídeo]. Produção e direção de Chuck Lorre e Lee Aronsohn (CBS). Estados Unidos, 2003. 153 episódios, 12 temporadas. color. son.
LORRE, Chuck; PRADY, Bill. Big Bang: A teoria (The Big Bang Theory). [Seriado-vídeo]. Direção de Mark Cendrowski (CBS). Estados Unidos, 2007. 153 episódios, 8 temporadas. color. son.
MCCUTCHEON, Wallace. A Mão Negra (The Black Hand). [Filme-vídeo]. Produção de William H. Wright, direção de Wallace McCutcheon. Estados Unidos, 1950. 92 min. p.b. son.
MYERS, Lee Roy. O poderoso chefão pornô – a paródia (The Godfather: A DreamZone Parody). [Filme-vídeo]. Direção de Lee Roy Myers. Estados Unidos, 2012, 149 min, color. son.
RAMIS, Harold. Máfia no divã (Analyze this). [Filme-vídeo]. Produção de Paula Weinstein e Jane Rosenthal, direção de Harold Ramis. Estados Unidos, 1999. 103 min. color. son.
RUEGGER, Tom. Animaniacs. [Série animada–vídeo]. Produção de Amblin Entertainment – Steven Spielberg, direção de Tom Ruegger. Estados Unidos, 1993 – 1998, 99 episódios, 5 temporadas. color. son.
WELLMAN, William A. O inimigo público (Public Enemy). [Filme-vídeo]. Produção de Darryl F. Zanuck, direção de William A. Wellman. Estados Unidos, 1931, 93min. pb.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.