Dilma Rousseff: jornalismo e aborto nas eleições presidenciais de 2010

Autores

  • Alfredo Vizeu Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lis Carolinne Lemos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.19213

Palavras-chave:

Eleições, jornalismo, aborto.

Resumo

A personalização das campanhas é uma prática cada vez mais comum no Brasil por diversos motivos. Um deles pode ser apontado como a colocação da política como algo próprio do consumo. Ou seja, mais importante do que as propostas políticas de cada candidato(a) ou partido é a preocupação com a cobertura jornalística, que está mais centrada na vida privada de cada um dos agentes que participam da “guerra eleitoral”, sobretudo das mulheres. Foi o que procuramos identificar com relação à discussão sobre o aborto nas eleições presidenciais de 2010, sua influência no processo eleitoral e suas repercussões.

Referências

ALDÉ, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FAUSTO NETO, Antônio. O impeachment da televisão: como se cassa um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.

FRANÇA, Vera; CORRÊA, Laura. Dilma Rousseff: Transição de imagens no processo de construção de uma mulher presidenciável. In: FAUSTO NETO, Antônio; MOUCHON, Jean; VERÓN, Eliseo. Transformações de midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia: controle social comparado. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.

RUBIM. Antonio Albino Canelas. Visibilidades e estratégias nas eleições presidenciais de 2002: política mídia e cultura. In. RUBIM. Antonio Albino Canelas. (org). Eleições Presidenciais em 2002 no Brasil: ensaios sobre mídia cultura e política. São Paulo: Hacker, 2004.

_________. Espetáculo, Política e Mídia. In: XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Comunicação – Compós, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Anual da Compós. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

SÁDABA, Teresa. Framing: el encuadre de las noticias – El binomio terrorismo-medios. Buenos Aires: La Crujía, 2007.

SANEMATSU, Marisa; MELO, Jacira. Cobertura sobre mulheres na política nas eleições de 2010: uma oportunidade perdida de aprofundar o debate. In ALVES, José Eustáquio Diniz; JARDIM PINTO, Céli Regina; JORDÃO, Fátima (org.) Mulheres nas eleições 2010. São Paulo: ABCP/Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2012.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Autor Convidado