Dilma Rousseff: jornalismo e aborto nas eleições presidenciais de 2010
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.19213Palavras-chave:
Eleições, jornalismo, aborto.Resumo
A personalização das campanhas é uma prática cada vez mais comum no Brasil por diversos motivos. Um deles pode ser apontado como a colocação da política como algo próprio do consumo. Ou seja, mais importante do que as propostas políticas de cada candidato(a) ou partido é a preocupação com a cobertura jornalística, que está mais centrada na vida privada de cada um dos agentes que participam da “guerra eleitoral”, sobretudo das mulheres. Foi o que procuramos identificar com relação à discussão sobre o aborto nas eleições presidenciais de 2010, sua influência no processo eleitoral e suas repercussões.Referências
ALDÉ, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
FAUSTO NETO, Antônio. O impeachment da televisão: como se cassa um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.
FRANÇA, Vera; CORRÊA, Laura. Dilma Rousseff: Transição de imagens no processo de construção de uma mulher presidenciável. In: FAUSTO NETO, Antônio; MOUCHON, Jean; VERÓN, Eliseo. Transformações de midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia: controle social comparado. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
RUBIM. Antonio Albino Canelas. Visibilidades e estratégias nas eleições presidenciais de 2002: política mídia e cultura. In. RUBIM. Antonio Albino Canelas. (org). Eleições Presidenciais em 2002 no Brasil: ensaios sobre mídia cultura e política. São Paulo: Hacker, 2004.
_________. Espetáculo, Política e Mídia. In: XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Comunicação – Compós, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Anual da Compós. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
SÁDABA, Teresa. Framing: el encuadre de las noticias – El binomio terrorismo-medios. Buenos Aires: La Crujía, 2007.
SANEMATSU, Marisa; MELO, Jacira. Cobertura sobre mulheres na política nas eleições de 2010: uma oportunidade perdida de aprofundar o debate. In ALVES, José Eustáquio Diniz; JARDIM PINTO, Céli Regina; JORDÃO, Fátima (org.) Mulheres nas eleições 2010. São Paulo: ABCP/Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.