A ubiquidade das câmeras e a irrupção do real na imagem

Autores

  • Felipe da Silva Polydoro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.18928

Palavras-chave:

Imagem, acontecimento, análise da imagem

Resumo

A disseminação de câmeras em dispositivos eletrônicos móveis e equipamentos de vigilância multiplica os registros visuais do mundo. Entre eles, estão os vídeos que captam a irrupção inesperada de um acontecimento alheio ao sujeito que filma, uma intromissão do real na cena que desorganiza os elementos e modifica até mesmo o estatuto da imagem. Neste texto, objetivamos conceituar tal tipo de imagem e, além disso, levantar referências teóricas para analisá-la, sobretudo com base no pensamento de Jacques Lacan. Além disso, analisamos alguns vídeos de acontecimentos de relevância midiática: o assassinato de Kennedy, o ataque terrorista de 11 de setembro, a queda de um meteorito na Rússia.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Polydoro, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Comunicação Social e graduado em Jornalismo pela PUCRS.

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Publicado

2015-04-21

Edição

Seção

Artigos