Comunicação no Cinema: públicos distintos e percepção da Imagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.15784Palavras-chave:
Carmen Miranda, Imagem, Imaginário.Resumo
A proposta nesse momento foi buscar o cinema analisando a imagem. O texto apresenta reflexões sobre a construção do imaginário e da realidade no cinema no intuito de verificar algumas possibilidades e contradições do cinema artístico nas contribuições de alguns teóricos, como Alain Badiou, Jean-Luc Godard, Andreas Huyssen e Edgar Morin. Procuramos tratar a imagem cinematográfica de Carmen Miranda na “sedução” de diversos públicos, verificamos sua persuasão, percebida ou não, sobre estes indivíduos. Consideramos as influências culturais, sociais e políticas que fizeram toda diferença ao analisarmos as diversas formas de interpretar e interagir com a imagem através do cinema. No meio cultural temos um predomínio de imagens visuais que fazem parte da manifestação de mudanças sociais. Muitas imagens têm interação direta com os diferentes públicos, geram diversas interpretações e seus componentes têm papel histórico registrado pelos meios de comunicação, como o cinema que tem seus distintos públicos. Atualmente, a forma de fazer cinema mudou e tornou-se difícil saber o que é “cinema arte” e o que é “cinema comercial”.
Referências
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
FREITAS, Neli Klix. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico-conceituais. Revista Ciências & Cognição, v. 13, n. 3, p. 318-324, 2008.
GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
TOMAIM, Cássio dos Santos. Rádio Auriverde, a história (RE) afirmada: uma leitura do filme documentário como (RE) constituição do real. Revista Nucleus, v. 1, n. 1, 2003.
Referências audiovisuais
KINNEY, Jack. A Culpa é do Samba. In: Tempo de Melodia. [Filme-vídeo]. Produção Walt Disney, direção Jack Kinney; Clyde Geronimi; Hamilton Luske; Wilfred Jackson. EUA, 1948. Animação. 75 min. color. son.
BACK, Sylvio. Rádio Auriverde. [Filme-vídeo]. Direção de Sylvio Back. Brasil, 1991. 70 min. pb. son.
FERGUSON, Norman. Você já foi à Bahia? [Filme-ví- deo]. Produção Walt Disney, direção Norman Ferguson. EUA, 1944. 72 min. color. son.
______. Os Quindins de Iaiá. In: Você já foi à Bahia? [Filme-vídeo]. Produção Walt Disney, direção Norman Ferguson. EUA, 1944. 72 min. color. son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.