Comunicação no Cinema: públicos distintos e percepção da Imagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.15784Keywords:
Carmen Miranda, Imagem, Imaginário.Abstract
A proposta nesse momento foi buscar o cinema analisando a imagem. O texto apresenta reflexões sobre a construção do imaginário e da realidade no cinema no intuito de verificar algumas possibilidades e contradições do cinema artístico nas contribuições de alguns teóricos, como Alain Badiou, Jean-Luc Godard, Andreas Huyssen e Edgar Morin. Procuramos tratar a imagem cinematográfica de Carmen Miranda na “sedução” de diversos públicos, verificamos sua persuasão, percebida ou não, sobre estes indivíduos. Consideramos as influências culturais, sociais e políticas que fizeram toda diferença ao analisarmos as diversas formas de interpretar e interagir com a imagem através do cinema. No meio cultural temos um predomínio de imagens visuais que fazem parte da manifestação de mudanças sociais. Muitas imagens têm interação direta com os diferentes públicos, geram diversas interpretações e seus componentes têm papel histórico registrado pelos meios de comunicação, como o cinema que tem seus distintos públicos. Atualmente, a forma de fazer cinema mudou e tornou-se difícil saber o que é “cinema arte” e o que é “cinema comercial”.
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