Desenhos Animados e Representação Feminina: uma trajetória em produções brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.28955Palabras clave:
Personagens femininas, animação brasileira, representação femininaResumen
Em 2017, comemora-se o centenário da exibição da primeira animação brasileira. O artigo analisa o momento em que a representação feminina tem início nestas animações e seus desdobramentos até hoje. Após uma revisão de literatura, observa-se que, em geral, as personagens nacionais têm se distanciado dos estereótipos de gênero, sendo “Mônica” uma de suas mais conhecidas. Este fato acompanha a mudança do cenário da representação do feminino na animação mundial.
Citas
ATHAYDE, Marco A. S. de. Cinema de Animação no Brasil: história e indústria moderna. 2013. 73 f. Monografia (Curso de Comunicação Social-Audiovisual) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2013.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CASTRO, Lidiane N. de. Feminismo e conto de fadas: uma análise do filme Frozen. Revista Philologus, Rio de Janeiro, Ano 22, n.64 Supl.: Anais do VIII SINEFIL. CiFEFiL, jan./abr.2016.
DESENHANDO o Brasil: Uma história Animada. Direção: André Costa Mendes. São Paulo, SP: Trabalho de conclusão de curso da Universidade Metodista de São Paulo, 2013. (27 min), son., color, e p&b, som original. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=q1W7IZ6ACoA. Acesso em 01 de abril de 2017.
FERNANDES, Luiza H. P. Princesas em evolução: a construção da identidade feminina nos contos de fadas do cinema de animação contemporâneo. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras e Artes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros - RN, 2015.
GOMES, Andréia P. História da animação brasileira. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.cenacine.com.br/wp-content/uploads/historia-da-animacao-brasileira1.pdf. Acesso em 17 de março de 2017.
LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher. Permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LOPES, Karina E. L. dos S. Análise da evolução do Estereótipo das princesas da Disney. 2015. 52 f. Monografia (Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília – DF, 2015.
MORENO, Antônio. A Experiência Brasileira no Cinema de Animação. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1978.
SILVA, Rosemeire F. da. De um pioneiro a outro, um salto da tecnologia no cinema de animação brasileiro. São Paulo, 1999. Dissertação (mestrado em Ciência da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.
SOLOMON, Charles (org.). The Art of the Animated Image: an Anthology. Los Angeles: The American Film Institute, 1987.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Sessões do Imaginário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Imaginario implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Imaginario como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Imaginario el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Imaginario usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.