Pokémon, gotta catch them all: comunidade, jogo e memória

Autores/as

  • Camila Freitas
  • Mariana Amaro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.1.21249

Palabras clave:

Jogos Digitais, Inteligência Coletiva, Memória

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão teórica sobre as interações entre memória e comunidade no gameplay de Pokémon Red (1996) via Twitch, o qual, a partir da mobilização de uma inteligência coletiva, deu origem a uma memória coletiva embasada na ressignificação da narrativa do jogo pelos próprios usuários. Sob os pilares da cultura remix, este texto destaca a importância da participação e, também, da mobilização de tal inteligência, a fim de cooperar tanto na manutenção quanto na criação de uma memória relacionada à comunidade na rede. Ao observar o conteúdo narrativo do objeto desta análise, foi identificada a construção de um universo extradiegético, diretamente relacionado à comunidade e ao gameplay.

Biografía del autor/a

Camila Freitas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, na linha de pesquisa Jornalismo e Processos Editoriais. Pesquisa temas relativos à narrativa, memória, alteridade e jornalismo. (PPGCOM/UFRGS – Rua Ramiro Barcelos, 2705, 2º andar, Santana, CEP: 90.035-007, Porto Alegre/RS, Brasil). Email:freitas.csiqueira@gmail.com.

Mariana Amaro

Mestra em Informação, Redes Sociais e Tecnologias, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Pesquisa áreas referentes aos jogos digitais, jornalismo digital, convergência e cibercultura. (PPGCOM/UFRGS – Rua Ramiro Barcelos, 2705, 2º andar, Santana, CEP: 90.035-007, Porto Alegre/RS, Brasil). Email: mari.amaroc@gmail.com.

Citas

Referências

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Publicado

2016-09-21

Número

Sección

Artículos