Televisão e identidade gaúcha no Oeste Catarinense

Authors

  • Franscesco Flavio da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavi Ferreira Lisbôa Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.24392

Keywords:

Televisão, identidade, estudos culturais, estrutura de sentimento, gauchidade

Abstract

Apesar de pertencer ao estado brasileiro de Santa Catarina, o município de Chapecó apresenta fortes traços da cultura gaúcha, que teve importante papel na colonização da região. Na atualidade estes traços culturais circulam pela mídia local, em especial pelo quadro esportivo diário do telejornal Jornal Almoço da RBS-TV Chapecó, foco de nossa análise. A presença de conteúdos relacionados às duas principais equipes de futebol do Rio Grande do Sul (Internacional e Grêmio) contrastam com a recente ascensão nacional do time de futebol local, a Chapecoense. Com o aporte teórico-metodológico dos Estudos Culturais, buscamos compreender como a cultura e a identidade gaúcha se relacionam na atualidade na cidade conhecida como a capital do Oeste catarinense. Nos apropriamos da hipótese cultural da Estrutura de Sentimento de Raymond Williams para perceber como a cultura se transforma e se relaciona como modo de vida.

Author Biographies

Franscesco Flavio da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em MBA em Comunicação pelo Centro de Ensino Superior de Chapecó - Uceff Faculdades. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo. Membro do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação, área de processos midiáticos, linha mídias e processos audiovisuais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Published

2016-12-31

Issue

Section

Articles