Profanando os corpos: o abjeto nas imagens de Joel-Peter Witkin

Authors

  • Julio César Sanches Programa de Pó-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.24180

Keywords:

abjeto, imagem, profanação

Abstract

Este trabalho apresenta uma série de apontamentos sobre o conceito de abjeto a partir da análise de algumas fotografias produzidas pelo artista visual nova-iorquino Joel-Peter Witkin. Recorrendo ao abjeto como um fenômeno que causa estranhamento, medo e nojo, o artista produz obras que evidenciam uma crítica a determinados valores morais associados ao corpo na cultura contemporânea. Neste artigo, propomos que o corpo abjeto que emerge das imagens de Witkin age como profanador de certos enunciados e representações forjadas nos discursos do corpo belo e saudável.

Author Biography

Julio César Sanches, Programa de Pó-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF).

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF.

References

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Universidade de Brasília, 1993.

ECO, Umberto. História da feiúra. São Paulo: Record, 2007.

FÍGARI, Carlos Eduardo; DÍAZ-BENÍTEZ, Maria Elvira. Sexualidades que importam: Entre a perversão e a dissidência. In: Prazeres dissidentes. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2009. p. 21-29.

FOUCAULT, Michel. Poder-corpo. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1979.

GUATARRI, Félix. Da subjetividade. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

KRISTEVA, Julia. Poderes de la perversión. Buenos Aires: Siglo XXI editores, 1989.

PRECIADO, Beatriz. Terror anal. In: HOCQUNGHEM, Guy. El deseo homosexual. Barcelona: Melusina, 2009.

Published

2017-09-10

Issue

Section

Articles