Análise da categoria violência de gênero na obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.2.40486Palavras-chave:
Violência de gênero, Relações de poder, Personagens negras, Literatura Afro-brasileiraResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a categoria violência de gênero a partir do estudo dos contos “Aramides Florença” e “Shirley Paixão”, extraídos da obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011), da escritora Conceição Evaristo. Procedemos a uma análise de natureza qualitativa, partindo da categoria analítica que envolve dois fenômenos sociais complexos: a violência de gênero e a relação de poder exercida pelos homens sobre as mulheres. A fundamentação teórica é embasada em Pierre Bourdieu (2012) e Heleieth Saffioti (2015). Em uma análise preliminar, observamos que a violência praticada contra as personagens dos contos estudados, vítimas de espancamentos e estupros, representa a objetificação do corpo dessas mulheres e da perpetuação da dominação-exploração feminina, legitimados por um discurso sexista e patriarcal.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
GOMES, Heloísa Toller. Algumas palavras sobre a tessitura poética de Olhos D’água. In: DUARTE, Constância Lima; CÔRTES, Cristiane; PEREIRA, Maria do Rosário Alves. (org.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. Belo Horizonte: Idea, 2016, p235-246.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, Patriarcado e Violência. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.