Cenografia e ethos: o discurso da intolerância e polarização política no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.30796Palavras-chave:
ethos, ato ético, ubiquidade, cenografia, Twitter.Resumo
Este artigo analisa a encenação discursiva no Twitter sobre um espectro político intensamente polarizado onde as partes do debate deixam de encadear uma negociação legítima de sentido entre si, dirigindo o ato enunciativo para apreciação de seus pares de debate e atribuindo ao lado oposto uma mera função a cumprir como antifiador de um mundo ético negativo cuja caracterização forja um contraste que fortalece o ethos do enunciador. O marco teórico se situa sobre a cenografia e ethos de Maingueneau (2008a), com amparo do ato ético de Bakhtin (2012) e da comunicação ubíqua de Santaella (2014). A análise recai sobre um tweet de réplica acerca da morte de Dona Marisa Letícia em fevereiro de 2017 e da atmosfera de intolerância que cobriu as redes sociais. Concluímos que as oposições da polarização operam uma encenação discursiva a serviço de sua preservação identitária que as previne de acolher perspectivas contrárias.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008. p. 9-28.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BOAVENTURA, Luis Henrique. Encenação e ubiquidade em discursos no Twitter: procedimentos de análise. 135 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.
BOAVENTURA, Luis Henrique. Para uma filosofia do ato responsável. São Paulo: Pedro & João Editores, 2012.
DI FANTI, Maria da Glória Corrêa. Identidade, alteridade e cultura regional: a construção do ethos milongueiro gaúcho. In: Revista Alfa, v. 53, n. 1. 2009. p. 149-166.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a. p. 11-29.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 69-92.
MAINGUENEAU, Dominique. Problemas de ethos. In: POSSENTI, Sírio; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Perez de (Org.). Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008c. p. 55-73.
MAINGUENEAU, Dominique. Polifonia e cena de enunciação na pregação religiosa. In: PROENÇA LARA, Glaucia Muniz; MACHADO, Ida Lucia; EMEDIATO, Wander (Org.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008d. v. 1. p. 199-218.
MAINGUENEAU, Dominique. Gêneros do discurso e web: existem os gêneros web? In: ABRALIN, Curitiba, v. 15, n. 3, 2016.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço – O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. [e-book].
SANTAELLA, Lucia. Sociotramas: estudos multitemáticos sobre redes digitais. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTOS, Eliane Davila dos; FREITAS, Ernani Cesar de. Cenografia e ethos no site Schmidt Takahashi: cultura, memória e comunicação. In: PAVAN, Maria Angela; Lisb ôa FILHO, Flavio Ferreira; MORAES, Ana Luiza Coiro (Org.). Histórias e Memórias da Comunicação Institucional e Publicitária. 21. ed. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2017. p. 25-269.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.