Cérebro, linguagem e funcionamento cognitivo na perspectiva sócio-histórico-cultural: inferências a partir do estudo das afasias

Autores/as

  • Rosana do Carmo Novaes Pinto UNICAMP

Palabras clave:

Cérebro e linguagem, Funcionamento cognitivo, Perspectiva sócio-histórico-cultural, Neurolinguística, afasia

Resumen

Este artigo visa apresentar e discutir, criticamente, (i) os princípios teóricos das abor- dagens sócio-histórico-culturais que guiam a pesquisa acadêmica no campo da Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva, mobilizando postulados fundamentais de Vygotsky e Luria, com relação ao funcionamento cerebral, bem como reflexões de Coudry, Franchi e Novaes-Pinto, no que concerne à concepção e funcionamento de linguagem; (ii) questões metodológicas relativas às pesquisas qualitativas dos fenômenos afasiológicos, respaldadas pelos trabalhos de Freitas, Damico et al., dentre outros; e, finalmente, (iii) como os estudos de casos e as análises qualitativas contribuem para as pesquisas no âmbito da Neurolinguística, que visam compreender aspectos do funcionamento cognitivo e a relação entre cérebro e linguagem.

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Biografía del autor/a

Rosana do Carmo Novaes Pinto, UNICAMP

Docente em Regime de Dedicação Exclusiva Departamento de Linguística Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Coordenadora do Grupo III do Centro de Convivência de Afásicos (CCA) Coordenadora Associada da Graduação em Linguística/IEL

Publicado

2012-01-31

Cómo citar

Novaes Pinto, R. do C. (2012). Cérebro, linguagem e funcionamento cognitivo na perspectiva sócio-histórico-cultural: inferências a partir do estudo das afasias. Letras De Hoje, 47(1), 55–64. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/9858

Número

Sección

Linguagem e Cognição: interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências