Sensações e deslocamentos – a viagem em Toda a América
Palabras clave:
Viagem, Vartas, Programa modernistaResumen
O conceito de viagem repousa sobre duas bases. A primeira consiste em estar em movimento, o périplo propriamente dito. A segunda visa ao reconhecimento do eu através do conhecimento do outro, o que abriga também uma identificação coletiva, inserida na ideia de nacionalidade e esta, no projeto universalista, tal como se deu na década de 1920. A par da questão identitária envolvendo o ato de viajar, a escrita de cartas é adotada como procedimento de aproximação e partilha das notícias, das experiências e das sensações. Estas bases não escaparam a Ronald de Carvalho (1893-1935), escritor que incorporou ao exercício diplomático parte da plataforma do projeto modernista e, nesse âmbito, construiu o livro de poemas Toda a América (1926). Dialogando com algumas das matérias próprias da tradição literária, o discurso poético aqui apreendido sugere deslocamentos, não apenas no espaço, e inclui-se numa dinâmica mais abrangente e simbólica, que assinala a compreensão sensorial do Brasil integrado à americanidade. Encaminhada assim a questão, o presente ensaio tem por finalidade examinar Toda a América, tendo em vista a circunscrevê-lo às exigências do programa modernista em curso.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.