O alinhamento relacional e o mapeamento de ataques complexos em português
Palabras clave:
Encontros consonantais, Teoria da otimidade, Alinhamento relacional, Sonoridade, PortuguêsResumen
Este estudo apresenta uma análise do mapeamento de encontros consonantais em ataque silábico em português no âmbito da Teoria da Otimidade. Observamos nessa língua que sequências de consoantes em uma mesma sílaba são bem-formadas quando a distância de sonoridade entre as duas consonates é +3, por exemplo, nas sequências pr e bl das palavras prato e blusa. Nos encontros com distância de sonoridade inferior a +3, tais como, sp (sport) e pt (ptose), há a inserção de uma vogal antes da sibilante ou entre as duas consoantes, [i]sport e p[i]tose. Para dar conta dessa assimetria, propomos uma hierarquia de restrições que regula a distância de sonoridade entre segmentos em ataque complexo: *ONS DIST. Propomos, também uma restrição para controlar a distância entre segmentos em sílabas adjacentes: DIST -x. Argumentamos que a interação entre essas restrições e restrições de fidelidade, OUTPUT-CONTIGUITY (contra epêntese medial), DEP (contra epêntese) e MAX (contra apagamento), é responsável pelo mapeamento fiel das sequências consonantais e pela ocorrência de epêntese vocálica.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.