“Photomancias” ou a compreensão do mundo através da câmera-olho em O fotógrafo, de Cristovão Tezza

Autores/as

  • Sheila Katiane Staudt IFRS Campus Canoas/Université Sorbonne Nouvelle Paris 3

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.30915

Palabras clave:

literatura, fotografia, romance brasileiro contemporâneo.

Resumen

O diálogo constante entre literatura e fotografia observado nas narrativas contemporâneas possibilitou identificar singularidades no modo de representação utilizado no romance O fotógrafo, de Cristovão Tezza. Desde a nomeação dos capítulos – fotogramas – até a criação da ciência da ‘photomancia’, o texto se apresenta como uma coletânea de imagens fotográficas que se desdobram em infinitas possibilidades de intepretação acerca de aspectos recorrentes no universo urbano contemporâneo problematizados na ficção brasileira deste século. Compreender a cidade-labirinto – Curitiba –, bem como os sujeitos que fazem parte de sua composição é uma das preocupações do narradores-fotógrafos, leitores atentos àquele espaço plural em constante transformação.

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Biografía del autor/a

Sheila Katiane Staudt, IFRS Campus Canoas/Université Sorbonne Nouvelle Paris 3

Sheila Katiane Staudt é doutora e mestre em Letras, com ênfase em Literatura Brasileira pela UFRGS e graduou-se em Letras na mesma instituição. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Canoas e coordenadora do Projeto de Extensão “Olhares sobre as cidades: experiências de viagem”, desde 2011. Em 2014, organizou o livro Crônicas de viagem do século XXI: olhares sobre as cidades. Seu projeto de pós-doutorado na Univ. Sorbonne Nouvelle Paris 3 intitula-se “Vertentes do romance contemporâneo: deslocamento, liquidez e outras fugas”, sob orientação de Mme Jacqueline Penjon, período 2017-2018. E-mail: sheilastaudt@hotmail.com

 

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Staudt, S. K. (2018). “Photomancias” ou a compreensão do mundo através da câmera-olho em O fotógrafo, de Cristovão Tezza. Letras De Hoje, 53(4), 484–492. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.30915

Número

Sección

Entre o Provisório e o Consensual: a Literatura Brasileira Contemporânea