Estimulação da consciência fonológica na Síndrome de Down

Autores/as

  • Maria Eugênia da Fontoura Porcellis Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Aline Lorandi Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS
  • Melina Lorandi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28694

Palabras clave:

Desenvolvimento atípico, Desenvolvimento da linguagem, Consciência linguística

Resumen

O presente estudo objetivou avaliar e estimular a consciência fonológica em indivíduos com síndrome de Down. Os 24 participantes, divididos em três grupos, foram testados em suas habilidades de consciência fonológica e, em seguida, os grupos experimentais (um com desenvolvimento típico e um com síndrome de Down) realizaram um programa de estimulação dessas habilidades que teve a duração de seis semanas. Como resultado, os dois grupos experimentais foram significativamente melhores no pós teste, devido à eficiência da estimulação, e apresentaram melhor desempenho que o grupo controle (sem a síndrome). Além disso, o grupo com síndrome de Down, após a estimulação, obteve um aprimoramento superior que o grupo experimental sem a síndrome, provavelmente por terem realizado as atividades individualmente. Destaca-se o fato de que as atividades de estimulação foram especialmente desenvolvidas em função das dificuldades de memória, de atenção e de linguagem expressiva normalmente vinculadas à síndrome. Algumas reflexões sobre opções metodológicas são sugeridas em relação à avaliação e ao ensino de populações atípicas. 

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Biografía del autor/a

Maria Eugênia da Fontoura Porcellis, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Professora substituta de Letras na Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Aline Lorandi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

Professora do Programa de Pós –graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

Melina Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Porcellis, M. E. da F., Lorandi, A., & Lorandi, M. (2018). Estimulação da consciência fonológica na Síndrome de Down. Letras De Hoje, 53(1), 166–176. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28694

Número

Sección

Linguagem na perspectiva da Psico/Neurolinguística e da Neurociência Cognitiva