Vontade de ser máquina: imaginação material em o apocalipse dos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.4..23781Palabras clave:
Valter Hugo Mãe, o apocalipse dos trabalhadores, Gaston Bachelard, Imaginação materialResumen
Neste artigo, pretendemos analisar o romance o apocalipse dos trabalhadores, do escritor português Valter Hugo Mãe, a partir dos estudos do filósofo Gaston Bachelard sobre a imaginação material. Para isso, o personagem Andriy foi selecionado como foco do estudo: ucraniano, o homem vive uma realidade dura de imigrado em Portugal, trabalhando muito e ganhando pouco, em um sistema exemplar de capitalismo tardio, longe da família e sem amigos. Por isso, ele decide virar máquina e se despir de sua humanidade para não sentir mais – e esse processo de metalização ganha novos significados quando interpretado principalmente à luz da simbologia do elemento terrestre examinado por Bachelard em A terra e os devaneios da vontade.
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The will to be a machine: material imagination in o apocalipse dos trabalhadores
writer Valter Hugo Mãe, according with the theory of the philosopher Gaston Bachelar about the “material imagination”. To do this, the analyze will be focused on the character Andriy: Ukrainian, he has a hard life as immigrant in Portugal, working a lot and not getting much from it, in a late capitalism system, far from his family and without friends. Because of this, he decides to become a machine, giving away his own humanity condition: this process of turning himself a metal structure revels subtle meanings when interpreted mainly with the symbolic aspect of the earth element, exanimated by Barchelard in La terre et les rêveries de la volonté.
Keywords: Valter Hugo Mãe; o apocalipse dos trabalhadores; Gaston Bachelard; Material imagination
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Citas
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