A escrita criativa e a universidade

Autores/as

  • Luiz Antonio de Assis Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.s.23146

Palabras clave:

Escrita criativa, Ensino de literatura, Técnicas literárias

Resumen

Este artigo discute a possibilidade de ensino e aprendizagem das técnicas literárias.
Apresenta também uma breve exposição diacrônica das diferentes experiências em escrita criativa, desde os primórdios lendários até nossos dias. É mostrado como, na atualidade, a escrita criativa é um fenômeno acadêmico amplamente difundido, chegando recentemente na universidade brasileira.

*******************************************************************************************************************


Creative writing and the University


Abstract: This paper discusses the possibility of teaching and learning literary techniques. It also presents a brief diachronic exhibition of different experiences in creative writing from the legendary beginnings to the present day. It is shown how, at present, creative writing is a widespread academic phenomenon, recently arriving in the Brazilian university.
Keywords: Creative writing; Teaching of literature; Literary techniques


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Antonio de Assis Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

Citas

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. p. 84-85.

ASSIS, Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

DAWSON, Paul. Creative Writing and the New Humanities. Londres: Routledge, 2005.

STEGNER, Wallace. On the teaching of creative writing. Hanover, NH: University Press, 1988.

TRINGALI, Dante. A arte poética de Horácio. São Paulo: Musa, 1993. p. 23.

UELAND, Brenda. If you want to write. LaVargne, TN: 2010,p. 6.

RITTER, Kelly; VANDERSLICE, Stephanie. Can it really be taught? Portsmouth, NH: Boynton, 2007.

Publicado

2016-02-18

Cómo citar

Brasil, L. A. de A. (2016). A escrita criativa e a universidade. Letras De Hoje, 50(5), s105-s109. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.s.23146

Número

Sección

PPGL em diálogo – 45 anos