Reconstrução do ethos em um institucional da Petrobrás
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21684Palabras clave:
Dialogismo, Mundo ético, Discurso, Cenografia, EthosResumen
Este artigo examina a tentativa de polimento da imagem pública da empresa de capital aberto Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) por meio de uma propaganda institucional após denúncias de corrupção. Para tanto, foram tomados por base o dialogismo de Bakhtin (1997) e os estudos da cenografia e ethos por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). A análise terá foco sobre um filme institucional de um minuto de duração veiculado nacionalmente em canais de televisão brasileiros de janeiro até março de 2015, quando foi retirado do ar por uma ação do CONAR. O estudo procura demonstrar de que modo a campanha publicitária empreende uma cenografia que permite construir um discurso aparentemente genérico de superação que, na realidade, referencia obliquamente os acontecimentos recentes derivados da Operação Lava Jato, equiparando a superação de desafios históricos da empresa (como o pioneirismo na exploração de petróleo) com os “desafios” decorrentes de corrupção e ilegalidade.
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Reconstruction of the ethos in a Petrobrás’ advertisement
Abstract: This article examines the attempt to polish the public image of the public company Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) through an institutional propaganda after allegations of corruption. To this end, we took base on Bakhtin’s (1997) dialogism and on scenography and ethos by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2008d). The analysis will focus on an institutional film one minute long aired nationally on Brazilian TV from January to March 2015, when it was taken down by an action of CONAR. The study seeks to demonstrate how the advertising campaign engage a scenography that allows to build a seemingly generic speech about overcoming that actually reference obliquely recent events derived from “Operation Jet Wash”, equating the overcoming of historical challenges of the company (as the pioneering exploitation of oil) with the “challenges” stemming from corruption and lawlessness.
Keywords: Dialogism; Ethical world; Speech; Scenography; Ethos
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Citas
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