Eça de Queirós em formato da Globo
Palabras clave:
Adaptação, Eça de Queirós, Luiz Fernando Carvalho, Os Maias, Maria Adelaide Amaral, TV GloboResumen
A produção e realização pela Rede Globo de uma minissérie inspirada no romance de Eça de Queirós Os Maias traduz uma tentativa para aprofundar a presença do escritor no Brasil, sendo também um exercício que levanta questões importantes, usualmente relacionadas com a problemática da adaptação. A partir de um guião (roteiro) da autoria de Maria Adelaide Amaral, o realizador Luiz Fernando Carvalho dirigiu uma primeira versão que foi emitida em regime serial; depois disso, procedeu a nova edição, agora para DVD, em que reajustou, eliminou ou aprofundou a versão inicial. Deduz-se dessa nova edição a existência de uma tensão com a autora do guião. Subordinando-se ao formato que a edição para DVD – formato em termos de suporte, de linguagem e de medium, mas formato também no respeitante ao padrão de qualidade da Globo –, Os Maias mantiveram, nesta sua passagem pela TV, muito da sua condição de grande obra literária.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.