Da oralidade à escrita: algumas impressões sobre a concepção de palavras em crianças do segundo ano do Ensino Fundamental
Palabras clave:
Escrita, Conceito de palavra, Teoria estruturalistaResumen
O presente artigo visa apresentar algumas impressões sobre a concepção de palavras em crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. O estudo busca apresentar questões sobre a conceituação de vocábulo formal livre e dependente e de vocábulo fonológico, bem como o conceito de morfemas seguindo ideias da vertente estruturalista da morfologia. Além disso, demonstrou-se ainda, sob a ótica da Psicogênese da escrita (FERREIRO, 1995), as fases pelas quais os exemplos trabalhados neste artigo podem estar respaldados em sua essência. Foram coletadas 24 (vinte e quatro) produções, as quais sustentaram a necessidade de que o encaminhamento do professor alfabetizador deverá pautar-se em prol da conscientização dos participantes de que a relação monogâmica para cada letra um som não se basta. Assim, evidencia-se a necessidade de um modelo de intervenção pedagógica para prevenir lacunas de aprendizagem da linguagem escrita, possibilitando aos alfabetizandos maior apropriação da norma-padrão e compreensão das prescrições da ortografia.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.