Reconhecimento das letras: considerações sobre espelhamento e variação topológica em fase inicial de aprendizagem da leitura

Autores/as

  • Tania Mikaela Garcia Roberto UFRRJ

Palabras clave:

Espelhamento, Leitura, Reciclagem neuronal, Reconhecimento das letras

Resumen

No intuito de enriquecer as bases teóricas existentes na área de leitura e alfabetização, este artigo apresenta sucintamente os resultados iniciais de uma investigação sobre o espelhamento para o reconhecimento de letras. Para tanto, fundamenta-se essencialmente nas descobertas neurocientíficas de Dehaene (2007), inserindo-se na Psicolinguística Experimental. Os sujeitos de pesquisa, cinco adultos não alfabetizados, submeteram-se a seis sessões de aprendizagem de um sistema composto por doze grafemas relacionados a doze sílabas. Foram aplicadas baterias de pré-testagem, testagem intermediária e pós-testagem. Objetivou-se investigar se a dificuldade na dissimetrização dos grafemas espelhados é maior que a dificuldade para distinguir grafemas topologicamente semelhantes na leitura. A análise qualitativa dos dados colhidos aponta para uma grande dificuldade em dissimetrizar a fim de reconhecer a diferença entre grafemas espelhados na fase inicial de leitura, embora um sistema formado apenas por grafemas topologicamente semelhantes mostre-se mais complexo para a apren-dizagem.

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Biografía del autor/a

Tania Mikaela Garcia Roberto, UFRRJ

Professora adjunta de Língua Portuguesa do curso de Letras da UFRRJ. Doutora em Psicolinguística pela UFSC, com estágio sanduíche na Université Libre de Bruxelles (ULB, 2006) e na Universidade de Lisboa (UL). Mestrado em Línguística Aplicada pela UFSC (2002). Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 1998). Interesses de pesquisa: aprendizagem de leitura e escrita de L1, produção de materiais didáticos e EaD.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Roberto, T. M. G. (2013). Reconhecimento das letras: considerações sobre espelhamento e variação topológica em fase inicial de aprendizagem da leitura. Letras De Hoje, 48(1), 12–20. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/11952