<i>Bootstrapping</i> sintático: o papel da ordem estrutural na aquisição de nomes e adjetivos
Abstract
Investiga-se o papel da ordem estrutural como desencadeadora do processo de identificação de nomes e adjetivos por crianças brasileiras. A posição não rígida do adjetivo no DP (anteposto ou posposto ao nome) e a ausência de marcas fônicas claras distinguindo esses elementos, no português, poderia prever uma dificuldade de identificação dos elementos das categorias N e ADJ. No entanto, não há registros de tal problema. Pressupõe-se que informação de natureza estrutural (i.e., ordem dos itens na estrutura sintática do PB) é usada pela criança, de forma a desencadear o processo de identificação de nomes e adjetivos. Tal informação seria captada pela criança, inicialmente, a partir de propriedades prosódicas e fonológicas do DP complexo (Det + N/Adj + Adj/N). A análise prosódica do DP na fala dirigida à criança e os resultados de experimentos com crianças de diferentes faixas etárias apontam para a importância da informação estrutural no início do processo de aquisição lexical, e do uso de pistas semânticas em etapa posterior.
Palavras-chave: bootstrapping sintático; aquisição lexical; nomes, adjetivos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Letras de Hoje implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Letras de Hoje as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.