A apropriação em El Aleph Engordado
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.4.27179Keywords:
Autoria, Apropriação, Intertextualidade, Autor-leitorAbstract
A reescrita na produção literária contemporânea tem buscado tematizar de forma metaliterária o debate sobre autoria e originalidade, não havendo melhor hipotexto que o nome de autor Jorge Luis Borges e seus textos para promover esse debate. O trabalho proposto analisa a apropriação realizada pelo autor argentino Pablo Katchadjian (1977-) do texto El Aleph de Jorge Luís Borges a fim de apontar a relação intertextual praticada e a ressignificação da autoria provocada pelas alterações propostas. A manipulação de engorde do texto e a apropriação do narrador Borges que ocorrem na narrativa El Aleph Engordado (2009) promovem questionamentos quanto aos desdobramentos autorais (Barthes), à função do autor-leitor crítico (Perrone-Moises) e à relação com a tradição (Hutcheon; Borges), permitindo a abordagem crítica sobre os deslocamentos estéticos e conceituais realizados na apropriação.
Downloads
References
AIRA, César. El Tiempo y el Lugar de la Literatura. Revista de Artes y Letras, n. 19, p. 1-12, verano 2009-2010.
ALEMIAN, Ezequiel. Nota sobre El Aleph Engordado, de Pablo Katchadjian. Blog EzequielAlemian [Nota de imprensa]. 2010. Disponível em: <http://ezequielalemian.blogspot.com. br/2010/06/nota-sobre-el-aleph-engordado-de-pablo.html>. Acesso em: 15 jun. 2014.
BARTHES, Roland. A Morte do Autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas (1923-1949). Buenos Aires: Emece, 1996. v. 1.
BORGES, Jorge Luis. Ficciones. 15. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
CABALLERO, Juan. The borgesian monad contaminated and Buenos Aires photobombed: Pablo Katchadjian's el Aleph engordado and Pola Oloixarac's Las Teorías Salvajes. Lucero, v. 1, n. 22, 2012.
CRESPO, Natalia. Parodias al Canon: reescrituras en la Literatura Hispánica Contemporánea (1975-2000). Buenos Aires: Corregidor, 2012.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1989.
KATCHADJIAN, Pablo. El Aleph engordado. Buenos Aires: IAP, 2009.
MASSUH, Gabriela. Borges: una estética del silencio. Buenos Aires: Editorial de Belgrano, 1980.
MORA, Vicente Luis. El MetaRemake: relecturas transatlánticas y transmedia de Borges. Boletín Hispánico Helvético, n. 17-18, p. 259-278, 2011.
PERRONE-MOISÉS, Layla. Texto, escrita, escritura. São Paulo:
Ática, 1978.
SOUZA, Eneida Maria. A Memória de Borges. In: SOUZA, E. M.
Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2011.
VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Caligrafias e escrituras: diálogos e intertexto no processo escritural nas artes no século XX. Belo Horizonte: C/Arte, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Letras de Hoje implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Letras de Hoje as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.