Um exame de prática discursiva do trabalho de seleção de professores de línguas estrangeiras para o sistema público de ensino básico

Authors

  • Del Carmen Daher Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.3.19108

Keywords:

Linguagem e trabalho, Concurso público para professores de língua estrangeira do ensino básico, Prática discursiva, Edital, Prova oral,

Abstract

Este artigo apresenta algumas considerações sobre a prática do concurso público que seleciona professores de línguas estrangeiras para o ensino básico. Para o estudo dessa prática, responsável pelo ingresso à carreira docente como servidor público, nos pautamos em aportes teóricos de uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1984, 1987, 2000) e contribuições advindas da Ergologia (SCHWARTZ, 1998, 2000), que consideram uma concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). As reflexões apresentadas advêm do relato de atuação da pesquisadora em banca de concurso público e visam contribuir com discussões sobre o campo profissional do linguista e suas possibilidades de intervenção em questões sociais, em particular no que concerne a impasses e renormalizações vinculadas à realização desse trabalho. ******************************************************** Discursive practice of the work in admission exams for foreign language teachers for the public basic education system This paper presents some considerations on the practice of government admission exams for foreign language teachers for basic education in public school. For the study of such practice, which is responsible for entering the teaching career as a government employee, we part from the theoretical contribution of a discursive-enunciative perspective (MAINGUENEAU, 1984, 1987, 2000) and the contributions of the Ergology studies (SCHWARTZ, 1998, 2000) that takes into account a broaden conception of the work situation (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). The reflections presented in this paper come from the reporting of the researcher’s participation as examiner in government admissions and aim at contributing to discussions about the professional field of linguists and the possibilities of intervention in social issues, particularly those regarding impasses and renormalizations linked to the performance of such work. Keywords: Language and work; Government admissions exams for foreign language teachers for basic education; Discursive practice; Notice of Admission; Oral exams;

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e bases, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998.

DAHER, Del Carmen. Discurso e atividade de seleção de professores. Moara. Estudos Linguísticos, Programa de Pós-Graduação em Letras/Universidade Federal do Pará, n. 38, p. 140-158, jul.-dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/issue/view/Revista%20Moara/showToc

DAHER, Del Carmen. Prácticas discursivas de selección de profesores de español como lengua extranjera la educación básica. Hispanista, v. XII, n. 47, 11 p., out.-nov. 2011. Disponível em: http://www.hispanista.com.br/artigos%20autores%20e%20pdfs/365.pdf

DAHER, Del Carmen; SANT’ANNA, Vera Lucia de Albu-

querque. Formação e exercício profissional de professor de língua espanhola: revendo conceitos e percursos. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins (Org.). Explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v.16, 2010, p. 55-68. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc

DAHER, Del Carmen. Formación de profesores de español como lengua extranjera en Brasil: de otium cum dignitate a profesional de la escuela de enseñanza básica. Revista redELE., v.1, p. 1-15, 2010. Disponível em: http://www.educacion.es/redele/Biblioteca2010_2/index.shtml

DAHER, Del Carmen; ALMEIDA, Fabio Sampaio. Selección de docentes de español como lengua extranjera: pruebas de ingreso al magisterio público de Rio de Janeiro. Approaches to Critical Discourse Analysis. Valencia: Universitat de València Servei de Publicacions, 2005. p. 1-27.

DAHER, Del Carmen; GIORGI, Maria Cristina; ALMEIDA, Fabio Sampaio A prática do concurso público para professores: uma seleção para o trabalho? In: DAHER, Del Carmen; GIORGI, GIORGI, Maria Cristina; RODRIGUES, Isabel Cristina. (Org.). Trajetórias em enunciação e discurso: práticas de formação docente. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 77-88.

DURRIVE, Louis. A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastré e Yves Schwartz. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 9,

supl. 1, p. 47-67, 2011. Disponível em: www.scielo.br/pdf/tes/v9s1/03.pdf

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Beata Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, [1969] 2007.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: NAU/PUC, 1996.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GIORGI, Maria Cristina. Seleção para a rede pública estadual de ensino: o que se espera do professor de língua estrangeira? Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. 136 p.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Tradução de Freda Indursky. Campinas: Pontes, [1987] 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, [1984] 2005.

NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1998. p. 19-20.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios & procedi-

mentos. Campinas: Pontes, 1999.

REVUE HISTOIRE DE L’EDUCATION. L’examen. Èvaluer, sélectionner, certifier. CVIe-XX siécles, n. 94, maio 2002.

ROCHA, Décio; DAHER, Del Carmen; SANT’ANNA, Vera Lucia de Albuquerque. Produtividade das investigações dos discursos sobre o trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez; FAÏTA, Daniel. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002. p. 77-91.

SANT’ANNA, Vera Lucia de Albuquerque; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez. Trabalho e prescrição: aproximações ao problema a partir dos estudos da linguagem. Revista Matraga. Rio de Janeiro, v. 14, n. 20, p. 77-99, jan.-jun. 2007.

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Tradução de Jussara Brito e Milton Athayde (Org.). Niterói: Editora da UFF, 2009.

VIVONI, Renata. Interlocução seletiva: análise de provas para seleção de docentes – A construção discursiva do perfil de profissional professor. Rio de Janeiro, 113 p. Dissertação (Mestrado em Letras, área de concentração em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2003.

ZOUAIN, Deborah Moraes. Escolas de governo e escolas de serviço público: limites e problemas. Estudo de caso da Fundação Escola do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (FESP/RJ) e Fundação da Administração Pública do Estado de São Paulo (FUNDAP). In: VIII Congreso Internacional del CLAD, outubro, Panamá, 2003. Disponível em: unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0047444.pdf

Published

2014-10-21

How to Cite

Daher, D. C. (2014). Um exame de prática discursiva do trabalho de seleção de professores de línguas estrangeiras para o sistema público de ensino básico. Letras De Hoje, 49(3), 306–316. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.3.19108

Issue

Section

Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos