Cecília Meireles por ela mesma e sobre outras mulheres: sua autobiografia e a representação do feminino no Brasil do início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.4.13554Keywords:
Cecília Meireles, Philippe Lejeune, Autobiografia, Infância, MulheresAbstract
Cecília Meireles escreveu suas memórias em artigos publicados em Portugal com o título de Olhinhos de gato, entre 1938 e 1940. Disponível no formato de livro, esta obra é analisada neste artigo, primeiramente, pelo viés da teoria da autobiografia de Philippe Lejeune. Em um segundo momento, observa-se a representação do feminino no contexto sócio-histórico da infância da poetisa e, ademais, a gênese da autora. Dessa forma, considera-se, por um lado, o concreto, o tangível na obra, pelo social, e, por outro lado, o íntimo, o subjetivo, apreendendo o momento iniciático em que a Cecília se descobre como escritora. ********************************************************** Cecília Meireles on herself and about other women: her autobiography and women representation in Brazil in the 1900s Cecília Meireles wrote her memories in a series of essays published in Portugal entitled Olhinhos de gato, between 1938 and 1940. Available as a book nowadays, this work is analyzed here, first, in terms of Philippe Lejeune’s theory on autobiography. Secondly, not only is the representation of the feminine in the socio-historical context of the poet’s childhood observed, but, moreover, we analyze the genesis of the author. This way, we take into consideration, on one hand, the concrete, the tangible aspect of the book, as its the social realm, and, on the other hand, the intimate, the subjective aspect as we look at the initiating moment in which Cecília recognizes herself as a writer. Keywords: Cecília Meireles; Philippe Lejeune; Autobiography; Childhood; WomenDownloads
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