A polifonia linguística
Palavras-chave:
Teoria Argumentativa da Polifonia, polifonia linguística, polifonia intertextualResumo
Situando-se no contexto de estudos sobre a polifonia, no qual distingue os trabalhos de Oswald Ducrot (polifonia semântica), e os de Mikhail Bakhtin (polifonia intertextual), o artigo propõe-se a tratar da polifonia criada por Oswald Ducrot. Discute, então, se a pressuposição é realmente fonte de polifonia, concluindo que existem duas formas de pressuposição: a argumentativa e a polifônica. Analisa igualmente a noção de “responsabilidade enunciativa”, vendo-a como uma “multiplicidade de responsabilidades”, inferindo daí o papel e a natureza das vozes mobilizadas pela polifonia semântica. Apresenta finalmente sua Teoria Argumentativa da Polifonia que desenvolve com Oswald Ducrot e Alfredo Lescano, inspirada tanto nos conceitos de história e discurso de Benveniste quanto na polifonia de Ducrot. Com isso, distingue a polifonia linguística da polifonia intertextual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.