O alinhamento relacional e o mapeamento de ataques complexos em português
Palavras-chave:
Encontros consonantais, Teoria da otimidade, Alinhamento relacional, Sonoridade, PortuguêsResumo
Este estudo apresenta uma análise do mapeamento de encontros consonantais em ataque silábico em português no âmbito da Teoria da Otimidade. Observamos nessa língua que sequências de consoantes em uma mesma sílaba são bem-formadas quando a distância de sonoridade entre as duas consonates é +3, por exemplo, nas sequências pr e bl das palavras prato e blusa. Nos encontros com distância de sonoridade inferior a +3, tais como, sp (sport) e pt (ptose), há a inserção de uma vogal antes da sibilante ou entre as duas consoantes, [i]sport e p[i]tose. Para dar conta dessa assimetria, propomos uma hierarquia de restrições que regula a distância de sonoridade entre segmentos em ataque complexo: *ONS DIST. Propomos, também uma restrição para controlar a distância entre segmentos em sílabas adjacentes: DIST -x. Argumentamos que a interação entre essas restrições e restrições de fidelidade, OUTPUT-CONTIGUITY (contra epêntese medial), DEP (contra epêntese) e MAX (contra apagamento), é responsável pelo mapeamento fiel das sequências consonantais e pela ocorrência de epêntese vocálica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.