A bruxa no imaginário infantil: <i>A última bruxa</i> de Josué Guimarães
Palavras-chave:
Bruxa, Imaginário, Literatura Infantil, Josué GuimarãesResumo
A figura da bruxa sempre foi presença constante na literatura infantil desde o seu surgimento, no século XVIII, com a adaptação dos contos maravilhosos para a criança burguesa. Caudatárias de mitos primordiais, essas histórias passaram a compor o imaginário do homem de todos os tempos e das mais diversas culturas. Exemplos disso podem ser encontrados tanto no livro escrito para a criança quanto nas demais manifestações contemporâneas da cultura de massa. Averiguar em que medida a imagem da bruxa primordial subsiste na atualidade, ou seja, que elementos mantidos, suprimidos ou acrescentados podem configurar indicadores de sua preservação, descaracterização ou hibridização, é o objetivo deste estudo, que analisa A última bruxa de Josué Guimarães.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.