Um caminho em direção à constituição da identidade na criança: enunciação, linguagem e cognição

Autores

  • Alessandra Del Ré

Palavras-chave:

identidade, enunciação, cognição, criança.

Resumo

A partir de trabalhos anteriores que foram, pouco a pouco, delineando um percurso que nos levaria à colocação de questões acerca da constituição da identidade infantil, pretende-se, neste artigo, trazer à tona de que forma a criança, que tem o PB como LM, se constitui enquanto sujeito, por meio de elementos linguísticos, como pronomes, verbos etc., mas também discursivos, como o posicionamento coenunciativo de oposição ao outro, entre outros, em contextos de interação dialógica e de socialização com os pais, sem deixar de considerar os aspectos cognitivos que envolvem tal processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-09

Como Citar

Del Ré, A. (2009). Um caminho em direção à constituição da identidade na criança: enunciação, linguagem e cognição. Letras De Hoje, 44(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/5763

Edição

Seção

Tópico 2 – Linguagem, cognição e interfaces: fala, leitura e escrita