Life is but a dream: navios fantasmas e comunidades incomuns em Opisanie świata
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.32993Palavras-chave:
comunidades incomuns, estrangeiro, Opisanie świata.Resumo
Este ensaio visa refletir sobre minha própria produção ficcional, tendo como fio condutor a noção de “comunidades incomum”, tema do encontro da APSA em 2016, onde originalmente apresentei este texto como um dos keynotespeakers do evento. A ideia é centrarme no romance Opisanie świata, publicado em 2013, e examinar como os personagens ali constituem o que poderíamos chamar não tanto uma comunidade incomum, mas uma comunidade de incomuns, uma comunidade que tem como único ponto de contato o fato de todos estarem em trânsito, isto é, de todos estarem fora de seus lugares de origem. Ou seja, aquilo que os aproxima não é algo da ordem da identidade, mas do não-pertencimento.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. A conjuração sagrada. Tradução Fernando Scheibe. In: Boletim de Pesquisa – NELIC, v. 8, n. 12/13, p. 230-232, 2008.
BLANCHOT, Maurice. La communauté inavouable. Paris: Éditions De Minuit, 1983.
BOLAÑO, Roberto. Exilios. In: ______. Entre paréntesis. Barcelona: Anagrama, 2006.
CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro. La vida es sueño. Monólogo que se apresenta no fim da “Jornada segunda”. Madrid: Akal, 1999.
FOUCAULT, Michel. As heterotopias. In: ______. O corpo utópico, As heterotopias. Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: N-1, 2013.
STERZI, Eduardo. A prova dos nove. Bauru: Lumme, 2008.
STIGGER, Veronica. Opisanie świata. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.