Mongólia, de Bernardo Carvalho: o descentramento do narrador na ficção contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.32811

Palavras-chave:

Narrador contemporâneo. Romance. Mongólia. Bernardo Carvalho.

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar os modos de construção do narrador contemporâneo no romance Mongólia, de Bernardo Carvalho (2003). Por meio do movimento de articulação de três narrações distintas para compor uma única diegese, a narrativa se destaca pelo mistério que envolve o encontro das vozes nela presentes. Trazendo à tona a ideia de que o narrador do romance contemporâneo não se propõe mais a partilhar aconselhamentos, Mongólia evidencia caminhos distintos pela busca da própria história. Desse modo, é objetivo deste trabalho entender de que modo o narrador é construído e de que modo o foco narrativo é articulado.

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Biografia do Autor

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS

Mestra e doutoranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil.

Eloiza Fernanda Marani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS

Mestra e doutoranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Cordeiro, M. B. da S., & Marani, E. F. (2019). Mongólia, de Bernardo Carvalho: o descentramento do narrador na ficção contemporânea. Letras De Hoje, 54(4), 493–502. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.32811

Edição

Seção

Formas e efeitos do descentramento na ficção contemporânea