Mongólia, de Bernardo Carvalho: o descentramento do narrador na ficção contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.32811Palavras-chave:
Narrador contemporâneo. Romance. Mongólia. Bernardo Carvalho.Resumo
Este artigo tem como proposta analisar os modos de construção do narrador contemporâneo no romance Mongólia, de Bernardo Carvalho (2003). Por meio do movimento de articulação de três narrações distintas para compor uma única diegese, a narrativa se destaca pelo mistério que envolve o encontro das vozes nela presentes. Trazendo à tona a ideia de que o narrador do romance contemporâneo não se propõe mais a partilhar aconselhamentos, Mongólia evidencia caminhos distintos pela busca da própria história. Desse modo, é objetivo deste trabalho entender de que modo o narrador é construído e de que modo o foco narrativo é articulado.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Nota de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003. p. 55-63.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com a colaboração de Lucia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique Chagas Cruz. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986. https://doi.org/10.1590/2176-457336646
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
CARVALHO, Bernardo. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar./maio, 2002. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i53p166-182
GINZBURG. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, 2 (2012), p. 199-221. Disponível em: http://riviste.unimi.it/index.php/tintas. Acesso em: 5 set. 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Tradução de Ivone Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes Leite. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 2002.
REIS, Carlos. O conhecimento da literatura. Coimbra: Almedina, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.