Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970)*
Palavras-chave:
leitura, profissão docente, cultura escolarResumo
O texto aborda investigação que discute amplamente a natureza das informações advindas das reconstruções memorialísticas e ficcionais e sublinha a possibilidade de se apreender, mediante o exame de tais fontes, as maneiras pelas quais os sujeitos constroem os sentidos das experiências de vida escolar e como estas integram-se ao desenvolvimento dos sujeitos ao longo de tempos diversos da existência. A pesquisa analisa tanto perspectivas reconstruídas a partir da posição de alunos quanto a partir do lugar dos professores. Em ambos os casos, são frequentes as referências às práticas de ensino da leitura e da escrita. Evidentemente, tais referências são melhor compreendidas à luz da história da escolarização e da análise de outras práticas sociais, mas também é de se sublinhar o fato de que as referências às experiências de vida escolar e, em especial, aquelas ligadas ao aprendizado da leitura e da escrita, são numerosas nas fontes autobiográficas.Downloads
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Como Citar
Catani, D. B., & Vicentini, P. P. (2011). Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970)*. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8706
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