A experiência em formação

Autores

  • Maria da Conceição Botelho Sgadari Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

reflexividade, narrativas autobiográficas, ressignificação da experiência, formação

Resumo

Focaliza-se as narrativas autobiográficas como prática pedagógica, com o objetivo de refletir sobre a ressignificação da experiência, no contexto da formação de formadores. Inicialmente, expõem-se alguns recortes históricos para definir a noção de experiência e pontuar aproximações sobre sua fluidez e impermanência, a partir dos estudos de Dilthey, Gadamer, Jay e Ricoeur. Apresenta-se, em seguida, o grupo reflexivo como dispositivo de formação de formadores e discutem-se as diferentes etapas do seu funcionamento nos ateliês de escrita autobiográfica, que constituem a parte prática de uma disciplina teórica sobre pesquisa (auto)biográfica, na pós-graduação. Finalmente, traz-se nosso entendimento sobre os vínculos que se entretecem entre linguagem, reflexividade biográfica e consciência histórica, nas narrativas de si. Nas considerações em aberto, problematiza-se o lugar da escrita autobiográfica como prática de formação na modernidade avançada.

Downloads

Biografia do Autor

Maria da Conceição Botelho Sgadari Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de Psicologia Educacional, e do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa: "Formação e Profissionalização Docente". É graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1969). Obteve o mestrado em Letras Modernas (1976) e Doutorado em Lingüística (1981), pela Université Paul Valéry como bolsista do Ministère des Affaires Étrangères. Realizou estágio pós-doutoral em Fundamentos da Educação, como bolsista CAPES, na Université de Nantes e na Université François Rabelais (2004-2005). Desde 1999, é líder do "Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, (Auto)Biografia e Representações Sociais" (GRIFARS-UFRN-CNPq). Suas publicações, nos últimos dez anos, tematizam as escritas de si como prática de formação e as potencialidades heurísticas da reflexividade autobiográfica nos processos de mediação, reinvenção de si e inserção social do adulto em contextos institucionais. Atuou em 2010 como professora visitante na Université de Paris 13, a convite do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8), do qual é pesquisadora associada, desde 2007. A convite do Ministère des Sciences et Technologie da França, foi professora visitante na Université des Antilles et de la Guyane (2001-2002). É pesquisadora associada do Centre de Recherche en Education de Nantes (CREN-Université de Nantes), desde 2009. Coordena, desde 2008, com Christine Delory-Momberger (Paris 13) e Elizeu Clementino de Souza (UNEB) três coleções geminadas.Na França: "(Auto)Biographie et Education" (Paris:Téraèdre). No Brasil: Pesquisa (auto)biográfica e Educação (Natal: EDUFRN; São Paulo:PAULUS). Na Argentina: "Narrativas, autobiografías y educación" (Buenos Aires: EFFyL; CLACSO), dirigida por Daniel Suárez (LPP-UBA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOgraph (desde 2008). Presidente da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação - ANNHIVIF (desde 2007). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie et de la Recherche biographique en Education - ASIHIVIF (desde 2007).

Downloads

Como Citar

Sgadari Passeggi, M. da C. B. (2011). A experiência em formação. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8697