Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação
Palavras-chave:
Educação, filosofia da educação, teorias da educaçãoResumo
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010. 261 p. A obra compõe-se de ensaios em que o tema central é a educação tomada como uma questão filosófica fundamental. Para o autor, a educação como problema de preocupação filosófica deve anteceder toda e qualquer preocupação com programas ou disciplinas. Partindo de uma crítica contundente à visão autoritária das teorias filosóficas e educacionais de cunho metafísico e tendo por referência algumas contribuições importantes do pragmatismo e da teoria crítica, Dalbosco propõe um trabalho teórico e crítico sobre a prática pedagógica e seus pressupostos como condição para o desenvolvimento de uma educação crítica e transformadora. Buscando sustentação em teóricos como Rousseau, Kant, Mead, Dewey, Adorno e Habermas, o autor articula as imbricações que existem entre teorias pedagógicas, teorias filosóficas e práticas de ensino. Em síntese, a tese que perpassa toda obra é que a pedagogia, para ser emancipadora, não pode deixar de ser um exercício filosófico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.