Classes multisseriadas e os desafios enfrentados por professores em uma escola rural no município de Porto Velho/RO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46340Palavras-chave:
Escola rural., Classes multisseriadas, Desafios docentesResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar os desafios enfrentadas por professores que atuam com classes multisseriadas em uma escola na área rural de Porto Velho/RO. A educação escolar e o processo de ensino e de aprendizagem nessa região são organizados em turmas multisseriadas em virtude das grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada ano. O cenário da pesquisa é uma escola rural multisseriada, situada no município de Porto Velho, estado de Rondônia, região Norte do Brasil, especificamente no eixo da BR, 364, sentido Rio Branco/AC. Para a coleta de dados, foram entrevistados cinco professores que atuam em classes multisseriadas em uma escola rural na cidade de Porto Velho-RO, caracterizando a pesquisa como qualitativa que teve a análise de conteúdo como base para o processo de análise e de fundamentação das entrevistas. Os desafios enfrentados por professores de classes multisseriadas passam por falta de material pedagógico, de uma política educacional que os ampare para formações continuadas, de acesso e de permanência dos estudantes na escola.
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