Classes multisseriadas e os desafios enfrentados por professores em uma escola rural no município de Porto Velho/RO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46340Palavras-chave:
Escola rural., Classes multisseriadas, Desafios docentesResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar os desafios enfrentadas por professores que atuam com classes multisseriadas em uma escola na área rural de Porto Velho/RO. A educação escolar e o processo de ensino e de aprendizagem nessa região são organizados em turmas multisseriadas em virtude das grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada ano. O cenário da pesquisa é uma escola rural multisseriada, situada no município de Porto Velho, estado de Rondônia, região Norte do Brasil, especificamente no eixo da BR, 364, sentido Rio Branco/AC. Para a coleta de dados, foram entrevistados cinco professores que atuam em classes multisseriadas em uma escola rural na cidade de Porto Velho-RO, caracterizando a pesquisa como qualitativa que teve a análise de conteúdo como base para o processo de análise e de fundamentação das entrevistas. Os desafios enfrentados por professores de classes multisseriadas passam por falta de material pedagógico, de uma política educacional que os ampare para formações continuadas, de acesso e de permanência dos estudantes na escola.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2007 maio/ago.). Políticas de Formação de Educadores(as) do Campo. Cadernos Cedes, Campinas, 27(72), 157-176. https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jL4tKcDNvCggFcg6sLYJhwG/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
Arroyo, M., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (2011). Por uma educação do campo (5ª ed.). Vozes.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Brasil. Ministério de Educação e Cultura. (1996). LDB – Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (2006). Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm
Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2002). Resolução CNE/CEB nº 01, de 3 de abril de 2002. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2008). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02, de 28 de abril de 2008. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf
Caldart, R. S. (2011). Por uma educação do campo: trajetórias de luta e resistência. Expressão Popular.
César, R. V. M. (2021). Classe multisseriada: uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de uma escola municipal de Tobias Barreto/SE. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 1(12), 1-14. https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15371/6947
Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (48. ed.). Paz e Terra.
Goldenberg, M. (2015). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais (14. ed.). Record.
Hage, S. A. M. (2003). Classes multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará, Região Amazônica. Geperuaz.
Hage, S. A. M. (2014). Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, 35(129), 1.165-1.182. https://www.scielo.br/j/es/a/wRdr8Zb3jCBdnLYD3sFrWCn/?format=pdf DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531
Hage, S. M. (2005). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Gutemberg.
Jones B. (2019). O papel da comunidade na contratação e retenção de professores rurais. Revista de Pesquisa em Educação Rural, 35(8), 1-12.
Libâneo, J. C. (2012). Educação escolar: políticas, estrutura e organização (10ª ed.). Cortez.
Smith, A. (2018). Motivação e retenção de professores em comunidades rurais. Jornal de Educação Rural, 39(3), 281-297. https://revistas.una.br/reuna/article/view/922/712
Teixeira, R. C., & Lima, S. L. S. (2012 set./dez.). A multissérie frente aos desafios da educação do campo. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, 2, 149-158. https://pt.scribd.com/document/272277929/A-Multisserie-Frente-Aos-Desafios-Da-Educacao-Do-Campo
Triviños, A. N. S. (2006). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.
UNIR. (1999). Resolução nº 293/CONSEPE, de 02 de junho de 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.