Classes multisseriadas e os desafios enfrentados por professores em uma escola rural no município de Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46340

Palavras-chave:

Escola rural., Classes multisseriadas, Desafios docentes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar os desafios enfrentadas por professores que atuam com classes multisseriadas em uma escola na área rural de Porto Velho/RO. A educação escolar e o processo de ensino e de aprendizagem nessa região são organizados em turmas multisseriadas em virtude das grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada ano. O cenário da pesquisa é uma escola rural multisseriada, situada no município de Porto Velho, estado de Rondônia, região Norte do Brasil, especificamente no eixo da BR, 364, sentido Rio Branco/AC. Para a coleta de dados, foram entrevistados cinco professores que atuam em classes multisseriadas em uma escola rural na cidade de Porto Velho-RO, caracterizando a pesquisa como qualitativa que teve a análise de conteúdo como base para o processo de análise e de fundamentação das entrevistas. Os desafios enfrentados por professores de classes multisseriadas passam por falta de material pedagógico, de uma política educacional que os ampare para formações continuadas, de acesso e de permanência dos estudantes na escola.

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Biografia do Autor

Marivalda Vitorino Cunha, Secretaria Municipal de Educação de Porto-Velho-RO - SEM

Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Orientadora educacional e professora dos anos iniciais, Bacharelado em Pedagogia, FATEC (2007), Pós-graduada em Coordenação Pedagógica UNIR, (2010), Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos-EJA- Faculdade de Pimenta Bueno-FAP-2016, Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental UTIC, (2015). Orientadora de estudos PNAIC.

Naiara Gracia Tibola, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE UNIVALI (2021). Mestrado em Educação realizado na Universidade Regional de Blumenau - FURB (2015). Graduação em Pedagogia cursado no Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (2007). É professora permanente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE UNIPLAC, vinculada à Linha de Pesquisa "Políticas e Fundamentos da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores - GPEFOR. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho vinculado à Univali/SC e o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Tem experiência na educação básica, no ensino de graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: políticas públicas educacionais (básica e superior), formação de professores, educação profissional e técnica para o ensino médio, educação e trabalho, juventudes, escolhas e inserção profissional.

Neidimar Vieira, Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Vale do Itajaí - SC, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Especialista em Psicopedagogia e Psicologia Escolar, graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional e Bacharel em Direito. Professora Adjunto do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, diversidade, multiculturalidade, interculturalidade, Educação a distância e Educação inclusiva. É Vice-líder do grupo de pesquisa Estudo Interativo e Pesquisa em educação Inclusiva e Diversidade.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Vitorino Cunha, M., Tibola, N. G., & Vieira, N. (2024). Classes multisseriadas e os desafios enfrentados por professores em uma escola rural no município de Porto Velho/RO. Educação, 47(1), e46340. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46340

Edição

Seção

Dossiê Ensinar e aprender em tempos de globalização: do local ao internacional