Investigação-ação como possibilidade metodológica

de uma parceria academia-contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45743

Palavras-chave:

Investigação-ação, Trabalho colaborativo, Formação contínua em contexto, Pedagogia participativa, Educação infantil

Resumo

Este artigo apresenta um exemplar de investigação-ação realizada no âmbito de uma parceria entre um grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a equipe de um Centro de Educação Infantil da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Desenvolvido ao longo de cinco anos, o estudo implicou uma experiência de formação contínua sob o paradigma contextual, pautada na perspectiva sociocultural de construção do conhecimento, consonante aos preceitos orientadores das gramáticas pedagógicas participativas, com estreita filiação à pedagogia de John Dewey. O processo investigativo balizou-se epistemologicamente nos postulados inauguradores de Kurt Lewin e na aproximação teórica de John Elliott, alinhados às concepções de investigação educativa de Lawrence Stenhouse e de práxis pedagógica formuladas por autores como Stephen Kemmis e Tracey J. Smith. O intuito do presente texto é descrever as etapas que compuseram a investigação-ação. São de particular interesse a forma como se instalou o trabalho colaborativo academia-unidade de educação infantil, os papéis assumidos pela pesquisadora e pelos diferentes membros da equipe (professoras e equipe gestora) na formação e na pesquisa e o desenrolar dos acontecimentos experienciados por todas as pessoas envolvidas.

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Biografia do Autor

Mônica Appezzato Pinazza, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil e do Grupo de Estudos Formação Profissional e Práticas de Supervisão em Contextos.

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Publicado

2024-08-16

Como Citar

Appezzato Pinazza, M. (2024). Investigação-ação como possibilidade metodológica: de uma parceria academia-contexto educacional. Educação, 47(1), e45743. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45743

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil