Investigação-ação como possibilidade metodológica
de uma parceria academia-contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45743Palavras-chave:
Investigação-ação, Trabalho colaborativo, Formação contínua em contexto, Pedagogia participativa, Educação infantilResumo
Este artigo apresenta um exemplar de investigação-ação realizada no âmbito de uma parceria entre um grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a equipe de um Centro de Educação Infantil da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Desenvolvido ao longo de cinco anos, o estudo implicou uma experiência de formação contínua sob o paradigma contextual, pautada na perspectiva sociocultural de construção do conhecimento, consonante aos preceitos orientadores das gramáticas pedagógicas participativas, com estreita filiação à pedagogia de John Dewey. O processo investigativo balizou-se epistemologicamente nos postulados inauguradores de Kurt Lewin e na aproximação teórica de John Elliott, alinhados às concepções de investigação educativa de Lawrence Stenhouse e de práxis pedagógica formuladas por autores como Stephen Kemmis e Tracey J. Smith. O intuito do presente texto é descrever as etapas que compuseram a investigação-ação. São de particular interesse a forma como se instalou o trabalho colaborativo academia-unidade de educação infantil, os papéis assumidos pela pesquisadora e pelos diferentes membros da equipe (professoras e equipe gestora) na formação e na pesquisa e o desenrolar dos acontecimentos experienciados por todas as pessoas envolvidas.
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