O uso do Desenho-Estória na pesquisa com crianças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45689Palavras-chave:
desenho-estória, pesquisa com crianças, metodologia de pesquisaResumo
Desde o início do século XX, as crianças passaram a ser objeto de pesquisas, uma vez que aumentou a consciência de que o maior conhecimento acerca dos processos infantis poderia esclarecer aspectos do ser humano adulto (Smolka, 2002). No entanto, apenas nas últimas décadas tem aumentado o interesse pela realização de pesquisas com crianças buscando apreender a sua perspectiva sobre os variados temas que lhes afetam. Uma das estratégias utilizadas em pesquisas com crianças tem sido a adaptação do Procedimento de Desenho-Estória (D-E), um instrumento de investigação da clínica psicológica criado pelo psicanalista Walter Trinca (1997). Na área da Educação de crianças, a partir da experiência pioneira de Cruz (1987), várias pesquisas fizeram uso dessa adaptação, realizando as modificações consideradas necessárias para os objetivos das pesquisas (por exemplo, Andrade, 2007; Araújo, 2017; Santos, 2015). A utilização desse procedimento em pesquisas com crianças tem indicado as suas grandes contribuições para ampliar o conhecimento sobre elas próprias (as crianças) e temas relativos à sua experiência escolar, ao passo que alguns desafios têm sido colocados aos pesquisadores tanto na aplicação como na avaliação dos dados produzidos.
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