O uso do Desenho-Estória na pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45689

Palavras-chave:

desenho-estória, pesquisa com crianças, metodologia de pesquisa

Resumo

Desde o início do século XX, as crianças passaram a ser objeto de pesquisas, uma vez que aumentou a consciência de que o maior conhecimento acerca dos processos infantis poderia esclarecer aspectos do ser humano adulto (Smolka, 2002). No entanto, apenas nas últimas décadas tem aumentado o interesse pela realização de pesquisas com crianças buscando apreender a sua perspectiva sobre os variados temas que lhes afetam. Uma das estratégias utilizadas em pesquisas com crianças tem sido a adaptação do Procedimento de Desenho-Estória (D-E), um instrumento de investigação da clínica psicológica criado pelo psicanalista Walter Trinca (1997). Na área da Educação de crianças, a partir da experiência pioneira de Cruz (1987), várias pesquisas fizeram uso dessa adaptação, realizando as modificações consideradas necessárias para os objetivos das pesquisas (por exemplo, Andrade, 2007; Araújo, 2017; Santos, 2015). A utilização desse procedimento em pesquisas com crianças tem indicado as suas grandes contribuições para ampliar o conhecimento sobre elas próprias (as crianças) e temas relativos à sua experiência escolar, ao passo que alguns desafios têm sido colocados aos pesquisadores tanto na aplicação como na avaliação dos dados produzidos.

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Biografia do Autor

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Psicologia (1979), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1987) e também doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Fez estágio de aperfeiçoamento no Departamento de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas durante o ano de 2005 e pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga, Portugal) em 2007. É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas com crianças pequenas, trabalho pedagógico na Educação Infantil e formação de professores.

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Possui graduação em Pedagogia (1998), mestrado (2002) e doutorado em Educação (2007), todos pela UFC. Concluiu pósdoutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no período de agosto de 2023 a julho de 2024. Atualmente, cursa o segundo pós-doutorado, com financiamento do CNPq, também na UFOPA. Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e organização do espaço e do tempo das crianças na instituição; educação para as relações étnicoraciais e educação integral. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordenadora do grupo de estudo Educação para as relações étnicos-raciais na Educação Infantil.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Vieira Cruz, S. H., & Costa de Andrade Cruz, R. (2024). O uso do Desenho-Estória na pesquisa com crianças. Educação, 47(1), e45689. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45689

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil