Atitudes de professores
revendo a estrutura fatorial e a validade de construto da escala de interação com pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45156Palavras-chave:
inclusão, professores, escala de interação com pessoas com deficiência, Angola, análise multivariada de dados.Resumo
A existência de interações positivas entre professoras/es e pessoas com deficiência tende a aumentar a consciencialização e a advocacia acerca da inclusão, que é um objetivo político e comunitário em todo o mundo. Assim, para promover os esforços relativos à implementação de uma educação inclusiva em Angola, bem como avanços na investigação acerca de instrumentos que permitem medir atitudes, desenvolveu-se um estudo que teve por objetivo analisar a estrutura fatorial, a validade convergente e a validade discriminante da Escala de Interação com Pessoas com Deficiência (EIPD) com uma amostra de 1352 professores de 197 escolas do Ensino Primário. Os resultados da análise fatorial exploratória evidenciaram uma solução com três fatores designados de desconforto, coping e vulnerabilidade que explicam 64,29% da variância. A análise fatorial confirmatória sugeriu um modelo com bom ajuste e validade convergente para o desconforto e coping, e boa evidência de validade discriminatória para os três fatores. Conclui-se que o uso da EIPD pode ter um papel primordial no conhecimento das atitudes em relação às pessoas com deficiência e na promoção de atividades de desenvolvimento profissional relativas à educação inclusiva.
Actitudes de profesores: revisión de la estructura factorial y la validez de constructo de la escala de interacción con las personas con discapacidad
Las interacciones positivas de los profesores con personas con discapacidad mejoran su concienciación y la defensa de la inclusión, que es un objetivo político y comunitario en todo el mundo. Por lo tanto, con el objetivo de promover los esfuerzos para implementar la educación inclusiva en Angola, así como para avanzar en la investigación de instrumentos que midan las actitudes, se llevó a cabo un estudio para analizar la estructura factorial, la validez convergente y la validez discriminante de la Escala sobre la Interacción con Personas con Discapacidad (EIPD) con una muestra de 1352 profesores de la educación primaria. Los resultados del análisis factorial exploratorio muestran una solución con factores de incomodidad, empatía y vulnerabilidad que explicaban el 64,29% de la varianza. Un análisis factorial confirmatorio sugirió un modelo con buen ajuste y validez convergente para incomodidad y empatía, y buena evidencia de validez discriminante para los tres factores. Discutimos cómo la exploración de las actitudes hacia las personas con discapacidad con el IDPS puede ser útil en las actividades de sensibilización para los profesores en formación para proporcionar una educación inclusiva.
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