Atitudes de professores

revendo a estrutura fatorial e a validade de construto da escala de interação com pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45156

Palavras-chave:

inclusão, professores, escala de interação com pessoas com deficiência, Angola, análise multivariada de dados.

Resumo

A existência de interações positivas entre professoras/es e pessoas com deficiência tende a aumentar a consciencialização e a advocacia acerca da inclusão, que é um objetivo político e comunitário em todo o mundo. Assim, para promover os esforços relativos à implementação de uma educação inclusiva em Angola, bem como avanços na investigação acerca de instrumentos que permitem medir atitudes, desenvolveu-se um estudo que teve por objetivo analisar a estrutura fatorial, a validade convergente e a validade discriminante da Escala de Interação com Pessoas com Deficiência (EIPD) com uma amostra de 1352 professores de 197 escolas do Ensino Primário. Os resultados da análise fatorial exploratória evidenciaram uma solução com três fatores designados de desconforto, coping e vulnerabilidade que explicam 64,29% da variância. A análise fatorial confirmatória sugeriu um modelo com bom ajuste e validade convergente para o desconforto e coping, e boa evidência de validade discriminatória para os três fatores. Conclui-se que o uso da EIPD pode ter um papel primordial no conhecimento das atitudes em relação às pessoas com deficiência e na promoção de atividades de desenvolvimento profissional relativas à educação inclusiva.

 

Actitudes de profesores: revisión de la estructura factorial y la validez de constructo de la escala de interacción con las personas con discapacidad

 

Las interacciones positivas de los profesores con personas con discapacidad mejoran su concienciación y la defensa de la inclusión, que es un objetivo político y comunitario en todo el mundo. Por lo tanto, con el objetivo de promover los esfuerzos para implementar la educación inclusiva en Angola, así como para avanzar en la investigación de instrumentos que midan las actitudes, se llevó a cabo un estudio para analizar la estructura factorial, la validez convergente y la validez discriminante de la Escala sobre la Interacción con Personas con Discapacidad (EIPD) con una muestra de 1352 profesores de la educación primaria. Los resultados del análisis factorial exploratorio muestran una solución con factores de incomodidad, empatía y vulnerabilidad que explicaban el 64,29% de la varianza. Un análisis factorial confirmatorio sugirió un modelo con buen ajuste y validez convergente para incomodidad y empatía, y buena evidencia de validez discriminante para los tres factores. Discutimos cómo la exploración de las actitudes hacia las personas con discapacidad con el IDPS puede ser útil en las actividades de sensibilización para los profesores en formación para proporcionar una educación inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Loução Martins, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de investigação em Estudos da Cruança

Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, do Instituto de Educação, Universidade do Minho em Braga, Portugal. Doutora em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial desde 2006. Membro integrado do Centro de investigação em Estudos da Criança, com um interesse particular na investigação acerca dos pressupostos para uma escola inclusiva de qualidade, das dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (dislexia), da utilização da monitorização-com-baseno-currículo como forma de identificar estudantes em risco de apresentarem dislexia e acerca dos estudos longitudinais.

Garcia Tomás, Universidade de Lueji A`Nkonde, Lunda Norte, Angola

Professor Assistente do Departamento de Ensino e Investigação em Pedagogia, da Escola Pedagógica da Lunda-Norte, Universidade Lueji A`Nkonde, Angola. Doutor em Estudos da Criança desde 2021, especialidade de Educação Especial. Mestre em Educação Especial, especialidade em Dificuldade e Aprendizagem Específicas. Licenciado em Ciências de Educação, especialidade em Ensino de Psicologia. Tem interesse particular na investigação acerca de estudantes com dificuldades de aprendizagem específicas, e de pressupostos e políticas de inclusão de estudantes com necessidades educativas especias em Angola.

Referências

António, A., Mendes, G. M. L., & González, O. H. (2021). Políticas de educação especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017) [Special education policies in an inclusive perspective in Angola: Context, advances and emerging needs (1979-2017)]. Educar Em Revista, 37(e77723), 1–22. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.77723

Bania, T. A., Gianniki, M., Giannakoudi, S., Charitaki, G., Matzaroglou, C., & Billis, E. (2020). The interaction with disabled persons scale: Evidencing construct validity with factor analysis and measurement invariance in Greek-speaking healthcare students. Disability & Rehabilitation, 43(7), 988–995. https://doi.org/10.1080/09638288.2020.1850890 DOI: https://doi.org/10.1080/09638288.2020.1850890

Brown, T., Mu, K., Peyton, C. G., Rodger, S., Stagnitti, K., Hutton, E., Casey, J., Watson, C., Hong, C. S., Huang, Y., & Wu, C. (2009). Occupational therapy students’ attitudes towards individuals with disabilities: A comparison between Australia, Taiwan, the United Kingdom, and the United States. Research in Developmental Disabilities, 30(6), 1541–1555. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2009.07.020 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2009.07.020

Field, A. (2013). Discovering statistics using IMB SPSSS statistics. London: Sage.

Forlin, C., Fogarty, G., & Carroll, A. (1999). Validation of the factor structure of the interactions with disabled persons scale. Australian Journal of Psychology, 51(1), 50–55. https://doi.org/10.1080/00049539908255334 DOI: https://doi.org/10.1080/00049539908255334

Forlin, C., Jobling, A., & Carroll, A. (2001). Preservice teachers’ discomfort levels toward people with disabilities. Journal of International Special Needs Education, 4, 32–38.

Gaskin, J., James, M., & Lim, J. (2019). Master validity tool, AMOS Plugin.

Gething, L. (1994). The interaction with disabled persons scale. Journal of Social Behavior and Personality, 9(5), 23–42.

Gething, L. (1993). Attitudes toward people with disabilities of physiotherapists and members of the general population. Australian Journal of Physiotherapy, 39(4), 291–296. https://doi.org/10.1016/S0004-9514(14)60489-X DOI: https://doi.org/10.1016/S0004-9514(14)60489-X

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Andreson, R. E. (2019). Multivariate data analysis (8th ed.). Andover: CENGAGE.

Iacono, T., Tracy, J., Keating, J., & Brown, T. (2009). The Interaction with Disabled Persons scale: Revisiting its internal consistency and factor structure, and examining item-level properties. Research in Developmental Disabilities, 30(6), 1490–1501. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2009.07.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2009.07.010

Kauffman, J. M., & Hornby, G. (2020). Inclusive vision versus special education reality. Education Sciences, 10(9), 1–13. https://doi.org/10.3390/educsci10090258 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci10090258

Lei da Acessibilidade [Acessibility Act] 2016, nº. 10/16 (Angola), 2016.

https://pt.scribd.com/document/582217691/LEI-n-10-16-27Julho-Lei-Das-Acessibilidades.

Lei da Pessoa com Deficiência [Law of the Person with Disabilities] 2012, nº. 21/12 (Angola), 2012. file:///C:/Users/heloi/Downloads/lei_da_pessoa_com_defici__ncia__persons_with_disabilities_act__-_lei_n.___21_12.pdf

Lobato, R. M., Valenza, M. C., & Ortiz-Rubio, A. (2021). Adaptation, validity, and reliability of the Interaction with Disabled Persons Scale in Spanish population. Disability and Rehabilitation, Sep. 30, 1–7. DOI: https://doi.org/10.1037/t87941-000

https://doi.org/10.1080/09638288.2021.1980916 DOI: https://doi.org/10.1080/09638288.2021.1980916

Loo, R. (2001). A psychometric re-analysis of the interaction with disabled persons scale. Canadian Journal of Behavioural Science, 33(4), 245–250. https://doi.org/10.1037/h0087146 DOI: https://doi.org/10.1037/h0087146

Lorenzo-Seva, U. (2021). SOLOMON: A method for splitting a sample into equivalent subsamples in factor analysis. Behavior Research Methods. https://doi.org/10.3758/s13428-021-01750-y DOI: https://doi.org/10.3758/s13428-021-01750-y

Maclean, D., & Gannon, P. M. (1995). Measuring Attitudes Toward Disability - The Interaction with Disabled Persons Scale Revisited. Journal of Social Behavior and Personality, 10(4), 791–806.

Mishra, P., Pandey, C. M., Singh, U., Gupta, A., Sahu, C., & Keshri, A. (2019). Descriptive statistics and normality tests for statistical data. Annals of Cardiac Anaesthesia, 22(1), 67–72. https://doi.org/10.4103/aca.ACA_157_18 DOI: https://doi.org/10.4103/aca.ACA_157_18

Myong, Y., Shin, H.-I., Lee, J.-E., Cho, W., & Yi, Y. G. (2021). Development and validation of a new scale to assess attitudes and perspectives toward persons with disabilities. Annals of Rehabillitation Medicine, 45(4), 331–340. https://doi.org/10.5535/arm.21046 DOI: https://doi.org/10.5535/arm.21046

Sánchez, M. T. P., Chacón-López, H., Cara, M. J. C., & Zambrano, B. V. (2021). Attitudes towards persons with disabilities by educational science students: Importance of contact, its frequency and the type of disability. International Journal of Disability, Development and Education, 68(5), 617–626. https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1716960 DOI: https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1716960

Tait, K., & Purdie, N. (2000). Attitudes toward disability: Teacher education for inclusive environments in an Australian university. International Journal of Disability, Development and Education, 47(1), 25–38. https://doi.org/10.1080/103491200116110 DOI: https://doi.org/10.1080/103491200116110

Thomas, A., Palmer, J. K., Coker-Juneau, C. J., & Williams, D. J. (2003). Factor structure and construct validity of the interaction with disabled persons scale. Educational and Psychological Measurement, 63(3), 465–483. https://doi.org/10.1177/0013164403063003008 DOI: https://doi.org/10.1177/0013164403063003008

Thomas, A., Vaughn, E. D., Doyle, A., & Bubb, R. (2014). Implicit association tests of attitudes toward persons with disabilities. The Journal of Experimental Education, 82(2), 184–204. https://doi.org/https://doi.org/10.1080/00220973.2013.813357 DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2013.813357

Wallymahmed, A. H., McKay-Moffat, S. F., & Cunningham, C. C. (2007). The interaction with disabled persons scale: A validation with UK midwives. Social Behavior & Personality: An International Journal, 35(8), 1049–1059. https://doi.org/10.2224/sbp.2007.35.8.1049 DOI: https://doi.org/10.2224/sbp.2007.35.8.1049

Yoshida, M. W., Sonoda, T., & Zemke, R. (2003). Validation of Urdu Interaction with Disabled Persons scale. International Journal of Rehabilitation Research, 26(3), 229–233. https://doi.org/10.1097/00004356-200309000-00011 DOI: https://doi.org/10.1097/00004356-200309000-00011

Downloads

Publicado

2024-06-18

Como Citar

Loução Martins, A. P., & Tomás, G. (2024). Atitudes de professores: revendo a estrutura fatorial e a validade de construto da escala de interação com pessoas com deficiência. Educação, 47(1), e45156. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45156