Proposta de indicadores interdisciplinares para a ambientalização curricular em cursos de graduação da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.44835

Palavras-chave:

interdisciplinar, ambientalização curricular, ensino superior, educação ambiental, cursos de Saúde.

Resumo

A inserção da dimensão ambiental nos currículos da educação superior possibilita a ligação dos conhecimentos constantes na matriz dos cursos de graduação, em uma perspectiva interdisciplinar. O objetivo deste estudo é identificar os pressupostos da ambientalização curricular no contexto brasileiro, a fim de propor indicadores para cursos da área da Saúde. Para tanto, foram tomados como base documentos legais e as diretrizes curriculares nacionais; como recorte do estudo, focaram-se, em específico, três cursos da área da Saúde: Enfermagem, Odontologia e Farmácia. A abordagem metodológica é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, propõem-se sete indicadores que buscam assegurar uma abordagem responsável ambientalmente em uma visão multidimensional dos profissionais da Saúde.

 

 

Propuesta de indicadores interdisciplinares para la ambientalización curricular en cursos de pregrado en el área de la salud

La inserción de la dimensión ambiental en los currículos de enseñanza superior posibilita la conexión de los conocimientos contenidos en la matriz de los cursos de graduación, en una perspectiva interdisciplinaria. El objetivo del estudio es identificar las premisas de la ambientalización curricular en el contexto brasileño, con el fin de proponer indicadores para los cursos del área de Salud. Para eso, se tomaron como base documentos legales y directrices curriculares nacionales y, como corte del estudio, se estudiaron, específicamente, tres cursos del área de Salud: Enfermería, Odontología y Farmacia. El abordaje metodológico es cualitativo, con investigación bibliográfica y documental. Como resultados, se proponen siete indicadores que buscan garantizar un abordaje ambientalmente responsable en una visión multidimensional de los profesionales de la Salud.

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Biografia do Autor

Ildoana Paz Oliveira, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil.

Doutora em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e
Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Mestre em Educação pela
Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Jane M. Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.

Pós-doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Autonoma de Madrid – Espanha. Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação e Ciência pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora dos mestrados em Educação e em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

Oliveira, I. P., Mazzarino, J. M., & Lima, L. C. de. (2024). Proposta de indicadores interdisciplinares para a ambientalização curricular em cursos de graduação da área da saúde. Educação, 47(1), e44835. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.44835