Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
Palavras-chave:
Formação de professores, relação teoria-prática, saberes docentes, professor-pesquisadorResumo
O PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente.Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador.
ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity.
Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.