A relação escola-família nos documentos da política para a educação básica

que relação se induz?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33803

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Relação escola-família

Resumo

A presente pesquisa analisou os tipos de relações escolas-famílias delineadas pelos documentos da política para a Educação Básica a partir da LDB No 9.394/96. O caminho metodológico teve como referência a análise arqueológica de Foucault, que busca profundidade, reconhece as posições e as funções que os sujeitos ocupam e procura definir as unidades, os conjuntos, as séries e os jogos de relações em um tecido documental. Os resultados apontam o movimento empresarial como um dos atores que estão influenciando a elaboração dos documentos e, dessa forma, trazem os valores de uma perspectiva de mercantilização para os processos da educação e das relações escolas-famílias. Uma relação que mobiliza as famílias a participarem da melhoria da qualidade da educação. Contudo, a qualidade é medida pela performance nos testes padronizados e, assim, cabe às famílias fiscalizarem o gerenciamento das performances mensuráveis.

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Biografia do Autor

Letícia Veiga Casanova, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil.

Doutora em Educação e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora do Colégio de Aplicação UNIVALI e da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, SC, Brasil.

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil.

Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduada em Pedagogia pela UNIVALI, mestrado em
Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Membro do Conselho Superior, coordenadora do Programa de Pós-Graduação e professora titular de Pedagogia da UNIVALI.

 

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Casanova, L. V., & Ferreira, V. S. (2021). A relação escola-família nos documentos da política para a educação básica: que relação se induz?. Educação, 44(2), e33803. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33803

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