Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28468

Palavras-chave:

Formação de professores. Estágio supervisionado. Relação família-escola.

Resumo

Na atualidade, as políticas públicas educacionais têm amplamente divulgado a importância da participação das famílias na escola e tal relação tem sido cada vez mais estudada por pesquisadores interessados nos processos de escolarização de crianças. Nessa perspectiva, este trabalho buscou analisar uma experiência do Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil realizado em Universidade Pública Federal, articulando as características específicas dessa organização de estágio curricular obrigatório às percepções dos residentes acerca das relações estabelecidas entre as famílias e as escolas no âmbito da escolarização da primeira infância. Os dados recolhidos foram organizados em categorias de análises que permitiram conhecer e analisar os modos pelos quais as instituições engendram suas relações no cotidiano escolar, especialmente as estabelecidas nas festas escolares, nos momentos de reuniões pedagógicas e na comunicação escrita entre as duas instituições.

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Biografia do Autor

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo, responsável pela unidade curricular "Introdução ao campo da Educação" e "Residência Pedagógica" para o curso de Pedagogia e é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade.

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É professora da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - Unifesp, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas educativas, família, institucionalização de crianças e relações étnico-raciais.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Cândido, R. M., & Martins, E. (2019). Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica. Educação, 42(1), 44–55. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28468

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