Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no Brasil

Autores

  • Luciano Mendes de Faria Filho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27026

Palavras-chave:

Autoria. Escola básica. Pesquisa em educação. Professores. Pesquisadores.

Resumo

Este artigo aborda as relações entre pesquisadores e escola básica, problematizando o reconhecimento da autoria, questão vinculada ao amplo tema da integridade na pesquisa científica. Para isso, introduzem-se, inicialmente, aspectos da pesquisa acadêmica em educação e da escola básica no Brasil, e se apresentam contribuições para pensar a aula em sua dimensão autoral, assim como as implicações disso para as pesquisas sobre currículos. Através deste trabalho, busca-se dar visibilidade às possibilidades de pensar a aula como texto, indicando potencialidades e limites dessa perspectiva. Finalmente, apontam-se alguns dos desafios que se apresentam para os pesquisadores do currículo e para os professores em geral a partir do trabalho com esse ponto de vista.


 

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Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG, Coordenador do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1822/2022.

Referências

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Faria Filho, L. M. de. (2017). Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no Brasil. Educação, 40(2), 203–208. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27026

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa