Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27026Palavras-chave:
Autoria. Escola básica. Pesquisa em educação. Professores. Pesquisadores.Resumo
Este artigo aborda as relações entre pesquisadores e escola básica, problematizando o reconhecimento da autoria, questão vinculada ao amplo tema da integridade na pesquisa científica. Para isso, introduzem-se, inicialmente, aspectos da pesquisa acadêmica em educação e da escola básica no Brasil, e se apresentam contribuições para pensar a aula em sua dimensão autoral, assim como as implicações disso para as pesquisas sobre currículos. Através deste trabalho, busca-se dar visibilidade às possibilidades de pensar a aula como texto, indicando potencialidades e limites dessa perspectiva. Finalmente, apontam-se alguns dos desafios que se apresentam para os pesquisadores do currículo e para os professores em geral a partir do trabalho com esse ponto de vista.
Downloads
Referências
AREND T, Hannah. Entre o presente e o passado. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
BARTHES, Roland. A aula. São Paulo: Cutrix, s/d. GUMBRECHT, Hans U. Graciosidade e estagnação. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2012.
MATTOS, Ilmar R. Mas não somente assim! Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de história. Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 5-16, jul./dez. 2006.
PENIN, Sonia T. de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas: Papirus, 1994.
TILL Y, Charles. Contentious performances. New York: Cambridge University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.