A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878Palavras-chave:
Ética na pesquisa. Pesquisa educacional. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped.Resumo
O artigo apresenta um panorama da ética em pesquisa na área de educação e os principais desafios após a aprovação da Resolução CNS nº 510/2016, que dispõe sobre as normas éticas aplicáveis a pesquisas de Ciências Humanas e Sociais. Argumenta-se que os atuais procedimentos e normas da revisão ética do Sistema CEP/Conep são altamente burocráticos e expressam uma visão utilitarista e limitada da ética em pesquisa. Ressalta-se, também, que essa ética necessita integrar o processo de formação de pesquisadores. E, para tal, é relevante a elaboração de um documento orientador da área de educação, com o objetivo de instrumentalizar os pesquisadores em relação a essa questão e aos dilemas envolvidos no atual sistema de revisão ética (Sistema CEP/Conep). O artigo revela que a criação desse sistema fora da área de saúde continua na pauta das associações científicas de Ciências Humanas e Sociais.
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