Tique e toc na escola: mais que um problema de saúde, uma questão social e pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25457Palavras-chave:
Doença dos Tiques. Síndrome de Tourette. Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Educação Inclusiva.Resumo
O transtorno do tique é um problema que envolve eventos tônicos ou clônicos corporais ou vocais, que vai além de uma abordagem patológica, em direção a uma necessária abordagem social e educacional. Sua ocorrência pode estar ou não associada com distúrbios psicológicos, caracterizando um transtorno mais complexo denominado Síndrome de Tourette. Em qualquer caso tratado, ele se constitui como um problema a ser enfrentado na escola, seja na perspectiva da aprendizagem, seja na da socialização. Por meio de uma incursão na literatura disponível sobre o tema, o presente artigo tem como principal objetivo a apresentação desse mal, tão pouco conhecido entre os profissionais da Educação, esclarecendo seus sintomas e hipóteses etiológicas e sugerindo estratégias e direções que podem mitigar o sofrimento do aluno em seu processo de escolarização.
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